A Presidente da Comissão das Relações Internacionais Cooperação e Comunidades (CRICC) da Assembleia da República, Catarina Dimande, convidou a República de Cuba e a República Bolivariana da Venezuela, a tomarem proveito das medidas de aceleração da economia tornadas públicas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e investirem em Moçambique.
A informação foi partilhada, esta quinta-feira, após o encontro mantido entre a Presidente da CRICC e deputados dos Parlamentos das Repúblicas de Cuba e Venezuela.
De acordo com a Presidente da CRICC, as medidas anunciadas pelo Chefe de Estado constituem uma oportunidade soberana para que vários investidores vejam Moçambique como um destino para investir, “por isso aproveitamos o encontro com os nossos congéneres de Cuba e de Venezuela. a sensibilizar o empresariado dos seus países para o efeito”.

“Acreditamos que algumas medidas passarão pelo Parlamento para apreciação e depois estaremos abertos para receber mais investidores aqui em Moçambique”, disse Catarina Dimande, tendo enaltecido, na ocasião, apoio multiforme dado pelos dois países à Moçambique, sobretudo, na sua eleição a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na ocasião, a deputada do Partido Comunista de Cuba, Rosária Diaz, manifestou a vontade de fortificar as relações de amizade e de cooperação entre os parlamentos do seu país e moçambicano, sobretudo nas áreas do desenvolvimento económico e social.
Por seu turno, o presidente da Comissão Permanente de Segurança e Defesa da Nação da Assembleia Nacional da Venezuela, Jesus Rafael Suarez Chourio, expressou a necessidade de consolidar as relações de colaboração com Moçambique, frisando a necessidade de se criar um grupo de trabalhos parlamentares entre os dois países, com vista a troca de experiências . (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *