A GOVERNADORA de Sofala, Maria Helena Taipo, disse, quinta-feira, num comício popular que orientou no posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, que todos os moçambicanos são, uma vez mais, chamados a contribuir para uma paz efectiva no país.

A dirigente governamental destacou a necessidade de se aproveitar este momento da trégua não apenas para o relançamento das actividades económicas e sociais, como também para quesirva de ocasião para que o amor prevaleça sobre o ódio.

É neste contexto que afirmou que enquanto o Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, avança na consolidação da paz, através da manutenção de contactores regulares com o líder da Renamo, Afonso Dlhakama, a população de Chibabava deve colaborar com os esforços do Governo nesse sentido.

Apontou que Afonso Dlhakama é natural de Chibabava, o qual também deverá juntar-seaos esforços de todos os moçambicanos para o desenvolvimento, particularmente, da província de Sofala e do país, em geral. Sublinhou a necessidade de todos aqueles que abandonaram as matas merecerem igualdade de tratamento no seio da sociedade, pois, conforme assinalou, a trágua cobre a todos.

“Hoje estou aqui, no distrito de Chibabava, onde nasceu Dhlakama, concretamente no regulado Mangunde, que dista 40 quilómetros da vila de Muxúnguè, porque o país está em paz e todos nós almejamos o desenvolvimento para o nosso bem-estar”, anotou Helena Taipo.

Entretanto,  a governadora de Sofala manteve ontem, em Mangunde, encontro com o pai do líder da Renamo, Macacho Marceta Dhlakama, no qual foram abordados questões ligadas ao desenvolvimento do regulado, com preocupação nas vertentes de vias de acesso, telefonia móvel, mais fontes de água e alargamento de energia eléctrica.

Na ocasião, Helena Taipo pediu ao régulo de Mangunde para sensisibilizar o seu filho a abandonar as matas e se juntar aos esforços governamentais visando o desenvolvimento do país.

HORÁCIO JOÃO

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/66625-preservacao-da-paz-efectiva-helena-taipo-apela-ao-envolvimento-de-todos.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.