O Porto de Maputo manuseou de Janeiro a Novembro  findo,  mais de 24.5 milhões de toneladas de carga diversa,  com destaque  para o ferro cromo, carvão e magnetite.

Este volume  representa um crescimento,  na ordem de 15 a 18 por cento de carga manuseada, que  poderá estar a cima  de 26 milhões de toneladas,  até ao fim do exercício económico de 2022.

O director executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, MPDC, Osório Lucas, disse que com   o aumento do volume de carga, o porto esta a atingir o limite físico da sua  capacidade de armazenamento.

Osório Lucas explicou que para contrariar esta tendência, o sector portuário está  a  investir em projectos de expansão da área e tecnologia de ponta.

Para a operacionalização de diferentes  Projectos,  foram investidos nos últimos tempos, no Porto de Maputo,  mais de 700 milhões de dólares.

Parte do valor foi aplicada no melhoramento do sistema de monitoramento de carga rodoviária.

O Director executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, MPDC, Osório Lucas,  falava esta segunda-feira, a jornalistas, das metas e desafios daquela empresa portuária. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published.