O AGREGADO familiar do Presidente da República, Filipe Nyusi, será o primeiro a ser recenseado, hoje, no lançamento do IV Censo Geral da População e Habitação, a decorrer até 15 deste mês em todo o país.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), garante que estão assegurados todos os recursos humanos e materiais para dar corpo à operação, que deverá abranger todas as pessoas que vivem em território nacional, sejam elas nacionais ou estrangeiras, incluindo aquelas que se encontram nos hospitais, quartéis, hotéis e outros locais afins.

Sobre o plano de atendimento de altas individualidades, Cirilo Tembe, porta-voz do INE, explicou que, esta manhã, serão também atendidos com prioridade os agregados familiares dos antigos presidentes da República, Joaquim Chissano e Armando Guebuza, e ainda da presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo Ndlovu.

O objectivo do Censo 2017, segundo Cirilo Tembe, é apurar, além do número de habitantes de Moçambique e as suas características (idade, estado civil, língua, profissão, educação e outras), o tipo de habitação em que vivem, permitindo saber “quantos somos, onde e em que condições moramos.”

Prevê-se que a operação abranja perto de cinco milhões de agregados familiares e sejam registados mais de 27 milhões de pessoas. Em 2007, o censo apurou que Moçambique tinha 20,8 milhões de habitantes, estimando-se que, este ano, o número ultrapasse os 27,1 milhões.

Para permitir que todos os agregados familiares sejam contabilizados, incluindo aqueles cujos chefes de família desenvolvem as suas actividades fora, os recenseadores darão um pré-aviso de que irão escalar a casa num determinado dia, para que este esteja preparado para os receber. Caso haja indisponibilidade da família em recebê-los nesse dia, esta é livre de combinar com o recenseador para uma outra data que seja conveniente, que seja, por exemplo, um final de semana, desde que seja dentro do período definido para o censo.

Para este processo estão mobilizadas 196 mil pessoas, entre recenseadores, controladores, guias, motoristas e pessoal de apoio para trabalhar no censo. Estão disponíveis 131 viaturas com tracção às quatro rodas para apoiar na operação, além de 750 motorizadas e 10 mil bicicletas, meios a serem utilizados exclusivamente para a recolha de dados no quadro do censo 2017.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/69982-populacao-e-habitacao-censo-geral-comeca-hoje.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *