Published On: Sat, Apr 4th, 2020

Pontos turísticos do Rio amanhecem fechados devido à pandemia do novo coronavírus




Bondinho do Pão de Açúcar, RioStar, AquaRio e museus informaram a suspensão temporária das atividades. Trem do Corcovado permanece em funcionamento, mas com medidas preventivas. Bondinho Pão de Açúcar suspende atividades devido à pandemia de coronavírus
Divulgação
Os pontos turísticos do Rio de Janeiro amanheceram fechados nesta terça-feira (17) devido à pandemia do novo coronavírus. As medidas são adotadas após orientações do governador Wilson Witzel e do Governo Federal para conter a proliferação do vírus.
Bondinho do Pão de Açúcar
O Bondinho do Pão de Açúcar, que abre as portas a partir das 9h, suspendeu as atividades pelo período de 15 dias. O prazo, segundo a administração, poderá ser reavaliado a qualquer momento.
Os visitantes que adquiriram ingressos para este período vão poder fazer o reagendamento a partir da data de reabertura do parque por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para até 180 dias após a data do bilhete.
Em caso de dúvidas, os visitantes podem entrar em contato pelo e-mail sac@bondinho.com.br.
Jardim Botânico
Na segunda-feira (16), o parque informou que permanece aberto à visitação das 12h às 18h, com acesso somente pelo portão da Rua Jardim Botânico, nº 1008.
Diversos espaços e atividades, no entanto, estão interrompidos nesta terça-feira (17):
Centro de Visitantes;
Biblioteca Barbosa Rodrigues;
Museu do Meio Ambiente;
Galpão Mestre Valentim;
Jardim Sensorial;
Orquidário, Bromeliário, Cactário;
Casa dos Pilões; e
Coleção de Plantas Medicinais.
RioStar
RioStar também parou atividades como prevenção ao novo coronavírus
Reprodução/TV Globo
A RioStar, roda gigante inaugurada na Zona Portuária do Rio, também não vai funcionar nesta terça-feira (17) para recesso temporário até dia 30 de março.
MAM
Tanto as visitações às exposições, quanto excursões escolares, sessões da cinemateca e atendimentos a pesquisadores estão suspensos temporariamente no Museu de Arte Moderna do Rio, no Aterro do Flamengo.
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está fechado até domingo (22) devido à pandemia do novo coronavírus.
José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Além do MAM, as visitações e exposições também foram canceladas no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, até domingo (22). Antes do anúncio, o museu havia cancelado visitas escolares para reduzir o fluxo de visitantes no espaço.
Para reembolso de ingressos comprados online, é preciso consultar as condições da troca por meio do site do Museu do Amanhã. Caso as entradas passem do prazo, o visitante também pode entrar em contato por meio do e-mail contato@museudoamanha.org.br.
MAR
O mesmo acontece no Museu de Arte do Rio (MAR), que encerrou as atividades por tempo indeterminado atendendo às orientações da prefeitura para conter a disseminação do vírus na cidade. Os ingressos adquiridos pela internet também vão ser devolvidos por meio do site do museu, na opção Fale Conosco.
CCBB
No Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, as visitas foram canceladas no sábado (14), sem um prazo para retorno. Para aqueles que compraram entradas no site Eventim, a devolução pode ser feita pelo SAC da empresa.
O CCBBRJ pede que os visitantes que compraram ingressos na bilheteria aguardem o funcionamento normal. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: ccbbrio@bb.com.br ou pelas redes sociais da instituição.
Museu da República
Jardim do Palácio do Catete vai permanecer aberto, mas sem organização de feiras ou eventos.
Alexandre Macieira/Riotur
O Palácio do Catete, na Zona Sul do Rio, está fechado aos visitantes a partir desta terça-feira (17). Todos os eventos previstos para o mês de março, inclusive as feiras, estão suspensos. O jardim do palácio, no entanto, permanece aberto.
Museu Histórico Nacional
A administração do museu informou que as atividades vão ser interrompidas até o dia 5 de abril, como forma de prevenção à expansão do coronavírus.
Enquanto o museu estiver fechado, é possível visitar o acervo online de pintura do MHN com mais de 500 itens.
O museu também tem disponível publicações na Biblioteca Digital MHN, incluindo itens do Arquivo Histórico, com download gratuito para a maioria dos itens.
Museu de Astronomia (MAST)
Está suspenso o acesso do público ao Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, por tempo indeterminado. Os laboratórios, auditórios e área externa do museu também estão fechados para acesso de visitantes.
Museu Nacional de Belas Artes
O museu também vai permanecer fechado a partir desta terça-feira (17) em virtude da pandemia do coronavírus.
Biblioteca Nacional
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, suspendeu os trabalhos na instituição por 15 dias a partir desta terça (17). As visitas guiadas e o funcionamento do museu aos sábado já estavam suspensos desde a semana passada.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Theatro Municipa do Rio de Janeiro suspendeu os espetáculos devido ao coronavírus.
Michel Filho / Prefeitura do Rio
De acordo com decreto publicado pelo Governo do Estado, o Theatro Municipal suspendeu todos os espetáculos desde sexta-feira (13) pelos próximos 15 dias. Os ingressos vão ser ressarcidos. Para mais informações, é possível entrar em contato com a instituição pelos telefones (21) 2332-9191 ou (21) 2332-9134.
Trem do Corcovado
Após anúncio de suspensão do funcionamento do Trem do Corcovado nesta segunda-feira (16), a administração manteve o atendimento ao público, com medidas preventivas, nesta terça (17), após orientação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo a nota, ‘o ICMBio, poder concedente, não autoriza a paralisação do Trem do Corcovado e determinou seu funcionamento normal nesta terça-feira, dia 17 de março. Continuamos atentos e qualquer alteração será imediatamente comunicada’.
Às 11h49, o Ministério do Meio Ambiente determinou a suspensão de visitas a todos os parques nacionais por uma semana. Com a ordem, a administração do espaço vai avaliar a continuidade das atividades, que podem ser suspensas ao longo do dia.
Situação de emergência
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que vai decretar situação de emergência no estado devido ao novo coronavírus, na segunda-feira (16).
O estado de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. O governo não explicou o que será feito com o decreto de emergência e afirmou que não há uma duração estimada.
A reportagem do G1 apurou que a situação de emergência vai permitir contratações sem licitação na área da Saúde, além de recomendações sobre os empreendimentos que devem ser fechados ou funcionar parcialmente.
Shoppings funcionarão em um turno;
Lojas dos shoppings estarão fechadas e só a praça de alimentação ficará aberta;
Os bares e restaurantes das praças devem funcionar com 1/3 das mesas;
Academias devem ser fechadas.
Initial plugin text
*Estagiária sob supervisão de Janaína Carvalho.



Source link

Leave a comment

XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>