A Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI) está a criar facilidades para ajudar os pequenos agricultores a adquirir equipamentos agrícolas, uma iniciativa que visa aumentar a produção e a produtividade, incluindo o acesso ao mercado.

Com efeito, a FENAGRI apresentou semana passada, em Maputo, produtos e tecnologias agrícolas, um evento que faz parte de uma iniciativa da Honda South Africa denominada “Programa Embaixador”, em parceria com a Afritool.

As apresentações incluem arados, subsoladores, pulverizadores automáticos, roçadeiras, escarificadores, enxadas rotativas, grades motobombas, e outros de tecnologia de última geração.

Falando a jornalistas, à margem do evento, o presidente da FENAGRI, Hernani Mussanhane, explicou que o programa em princípio vai apoiar cerca de 60 associações de pequenos produtores. Cada associação pode congregar cerca de 500 membros.

“Não é possível abranger a todos […] esta é uma fase-piloto, e vamos tentar abranger o máximo possível, mas aqueles que serão abrangidos terão que fazer a diferença”, disse Mussanhane.

Durante um ciclo produtivo, que dura cerca de quatro meses, o equipamento da Honda estará disponível de forma gratuita, cabendo ao pequeno agricultor apenas a responsabilidade de custear o combustível e a manutenção.

Trata-se de uma fase em que o pequeno agricultor deve saber manusear e a mais-valia da maquinaria na sua produção e produtividade.

De acordo com Mussanhane, a maior parte dos produtores não tem domínio do manuseio do equipamento, “então esta é uma oportunidade para acesso à mecanização”.

O interlocutor referiu que a Honda quer ter equipamento disponível para aluguer e colocar o pequeno agricultor a saber utilizá-lo e, por fim, ter a pequena capacidade financeira de alugar as máquinas.

“Após todo este período, acreditamos nós que, com as novas tecnologias, a nova maneira de produzir, este pequeno agricultor poderá conseguir comprar o seu próprio equipamento, seja em prestações ou com o apoio da Federação”, disse.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *