VINTE e cinco pensionistas residentes na localidade Eduardo Mondlane, posto administrativo de Xinavane, no distrito da Manhiça, receberam hoje (05) diverso material de construção para erguer suas habitações destruídas pela chuva e ventos fortes que assolaram a região neste ano.

Ao todo são 69 barrotes, 123 chapas de zinco e 170 sacos de cimento, oferecidos pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no âmbito da implementação do programa anual de Acção Sanitária Social.

O delegado provincial do INSS, Paulo Brito dos Santos, disse na ocasião que o apoio visa minimizar o sofrimento destas famílias que viram suas casas a serem fustigadas pelas enxurradas registadas no princípio do ano em curso.

“Fez-se o levantamento de informações de cada família afectada, que culminou com a distribuição do material de acordo com as necessidades de cada beneficiário”, explicou.

A fonte indicou que a acção de caridade enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional de Segurança Social e vai abranger mais pensionistas residentes dos distritos de Magude, Machava, Matola, entre outros locais.

“Aqueles que apresentam dificuldades na locomoção iremos oferecer cadeiras de roda nos próximos dias”, acrescentou.

Alice Rafael, beneficiária da iniciativa, mostrou-se satisfeita ao receber três sacos de cimento e quatro barrotes, alegando que irá ajudar na reconstrução da casa parcialmente destruída pelas últimas chuvas. “Este e outros benefícios ajudam o pensionista a superar as dificuldades do dia-a-dia”, destacou

Manuel Uanzo, chefe do posto administrativo de Xinavane, referiu que as chuvas registadas no início do ano para além de destruir casas, inundou machambas, destruindo culturas de mais de 300 produtores, daí que muitas famílias precisam também de apoio em sementes para recuperar a produção perdida.

“Este material de construção é importante porque alguns pensionistas não conseguiam reerguer habitações desde que foram fustigadas pelas chuvas”, reconheceu.

Refira-se que os pensionistas abrangidos nesta primeira fase do programa são residentes de três bairros, Filipe Samuel Magaia, Eduardo Mondlane e Chinhamane.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *