Na entrada da derradeira semana da corrida ao voto, os candidatos a presidente do município de Nampula e os respectivos partidos proponentes desdobraram-se para convencer o eleitorado a identificar-se com os respectivos programas de governação propostos.

Animados com os resultados da semana passada, os candidatos entram para esta semana como mais energia. As promessas continuaram a ser direccionadas para a busca de soluções dos principais problemas que afectam a urbe. O candidato do MDM elegeu como mensagem principal na jornada de ontem o combate à erosão, caso vença na eleição intercalar de 24 deste mês.

O concorrente da Renamo promete apostar no desporto e diz que irá construir campos para prática de diferentes modalidades desportivas, para além da construção de jardins para os momentos de lazer dos munícipes, mas para tal é preciso que a confiança nele depositada seja traduzida em voto expresso nas urnas. Já o partido AMUSI tirou o dia de ontem para fazer o balanço das actividades da sua campanha na primeira semana e perspectivar os próximos dias. Numa avaliação preliminar, o candidato deste partido se mostra satisfeito pela adesão e a confiança demonstrada pela população.

CANDIDATO DA FRELIM: Votar no Cololo é eleger promessas consistentes

O candidato à eleição intercalar pelo Partido Frelimo, Amisse Cololo, disse ontem que votar nele é eleger as promessas consistentes do seu manifesto eleitoral, desde o reforço do transporte urbano, saneamento do meio, reabilitação de estradas e outras áreas importantes para a evolução do município.

Cololo voltou a defender a necessidade de se impor a organização dos mercados, instituindo assim um melhor ambiente de negócios, apostar no sector agro-pecuário para a produção de alimentos e carne para o consumo dos munícipes.

Na óptica do candidato da Frelimo, quem for presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula deve estar perto do munícipe, conhecer o seu sofrimento, as esperanças e expectativas dos cidadãos, e é isso que ele vai fazer se for eleito.

Salientou que o que quer é ganhar e governar o município de Nampula para melhor, cumprindo o compromisso de reforçar igualmente os mecanismos para o combate aos obstáculos ao desenvolvimento, com destaque para a corrupção.

“Isso porque a cidade de Nampula quer ir para frente, noutras palavras os munícipes desta cidade não querem voltar para trás. Por isso, vão eleger um presidente que será capaz de satisfazer as suas preocupações. E a pessoa certa para dirigir esta cidade é Amisse Cololo”, disse num comício na zona de “Trim-Trim”, no bairro de Murrapaniua.

Cololo voltou a abordar a problemática do lixo na cidade de Nampula, afirmando que os contornos desta situação reflectem a incapacidade daqueles que governam a urbe neste momento e que não são merecedores do voto do munícipe. 

Durante o comício o candidato da Frelimo falou também da necessidade de criação de associações para promover o empreendedorismo a nível da cidade de Nampula, onde grande parte de jovens exerce o comércio informal em condições deploráveis, devido à degradação e/ou falta de mercados adequados para o efeito.

Este entende que o eleitorado da cidade de Nampula já é maduro e sabe o que quer, sendo assim vai votar no candidato que achar colocado para a resolução dos seus problemas, como Amisse Cololo, que também vai melhorar a prestação de serviços de saúde, capaz de satisfazer as necessidades dos residentes, construção e/ou reabilitação de campos para a prática de desporto.

Após o comício de campanha no “Trim-Trim” e como tem sido em todas as paragens da caravana eleitoral da Frelimo, o candidato manteve um encontro num outro mercado, desta feita do Aresta, onde também deplorou actual estado do seu funcionamento.

O encontro com os comerciantes do “Aresta” serviu para Amisse Cololo reafirmar o seu compromisso em resolver todas as situações anómalas que se registam neste momento, como lixo, falta de sanitários públicos, bancas novas e organizadas, armazéns adequados, tendo em conta que é ali onde se vendem produtos alimentares a nível da região norte do país.

Para tornar em realidade as suas aspirações de governação neste município, Amisse Cololo apelou, na ocasião, os vendedores e outros utentes do “Aresta” para que depositem o seu voto de consciência nele. Ainda ontem Cololo realizou a sua campanha de “caça” ao voto através de desfiles, contactos inter-pessoais, porta-a-porta e projecção da sua imagem.

Vahanle promete campos e jardins

O candidato da Renamo a presidente do Conselho Municipal de Nampula, Paulo Vahanle, assegurou que, caso vença o escrutínio, vai construir campos para prática de diferentes modalidades desportivas e jardins na cidade.

Vahanle fez esta promessa no sétimo dia da “caça” ao voto no bairro de Marrere, arredores da cidade de Nampula, onde manteve contacto interpessoal para auscultar as preocupações que apoquentam os moradores daquela zona urbana.

A construção de campos desportivos, de acordo com o aspirante a presidente do município de Nampula, tem em vista garantir a prática de desporto para os jovens, bem como a descoberta de talentos para impulsionar diversas modalidades.

Outra promessa feita por Paulo Vahanle aos residentes da zona de Napueia está relacionada com a construção de jardins, para garantir o entretenimento da pequenada daquela zona suburbana do município de Nampula.   

Em contacto interpessoal mantido pelo candidato da “perdiz” com os moradores de Napueia, foram apresentadas várias preocupações, como, por exemplo, a falta de água e o problema de vias de acesso condignas.

Em resposta a estas preocupações, Vahanle disse que caso seja eleito presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, todos os problemas que apoquentam os residentes da zona de Napueia serão resolvidos dentro de oito meses, período em que o mandato estará a seu cargo.

“Vou resolver o problema da falta de água, porque vou abrir novos fontanários, para encurtar distâncias que vocês percorrem na busca deste recurso para o consumo diário. Soubemos que os rios têm estado secos no Verão, e a única forma de regularizar esta situação é a de abrir furos de água”, prometeu Vahanle.

Candidato do MDM garante fim da erosão

O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Carlos Saíde, diz que caso vença a eleição intercalar de 24 deste mês vai priorizar iniciativas de combate à erosão que fustiga, de forma cíclica, várias áreas do município, particularmente no bairro de Carrupeia.

Carlos Saíde fez esta promessa ontem no mercado da “Comauto”, no prosseguimento da sua campanha eleitoral.

Segundo disse, é preciso acabar com o fenómeno da erosão dos solos que continua a destruir importantes infra-estruturas naquele bairro, desde casas, estabelecimentos comerciais, vias de acesso e outras, por falta de alguém capaz de combatê-lo com determinação, através de injecção de investimentos nas obras.

Carlos Saíde fez uma caminhada pelas estradas do bairro Carrupeia, antes de orientar o comício em que voltou a afirmar que, caso seja eleito, será um presidente do município sensível, a resolver todos os problemas para o bem-estar dos citadinos.

O candidato do MDM apelou ao voto aos residentes de Carrupeia, para os quais apresentou as linhas de força do seu manifesto eleitoral a implementar caso garantam a vitória no próximo dia 24 deste mês.

O programa contempla o saneamento do meio, construção de novos mercados, construção e/ou reabilitação de estradas, aquisição de ambulâncias para os hospitais da cidade e outras acções benéficas à cidade.

Ainda no âmbito da defesa do seu manifesto, falando aos vendedores do mercado Comauto, Carlos Saíde apontou uma série de mudanças que irá introduzir na governação municipal, como, por exemplo, a melhoria das condições de conservação do peixe vendido no mercado do “Comauto” e a construção de sanitários públicos que não existem.

Todavia, Carlos Saíde disse que o mais importante é que os eleitores votem nele no dia da eleição intercalar. Para isso, é preciso que percebam bem a sua estratégia eleitoral, que é a melhor e se adequa à realidade dos problemas da cidade de Nampula, desde a morte do edil Mahamudo Amurane.

EM DIA DE CHUVA: Mutoropa reitera que vai melhorar remoção do lixo

Filomena Mutoropa reiterou ontem, em mais um dia de campanha eleitoral, o seu cometimento em remover todo o lixo da cidade de Nampula, tornando esta cidade limpa e livre de doenças como diarreias e malária.

“Nós prometemos remover o lixo. Como estão a ver, este sítio está cheio de lixo. Se o lixo não for removido, vamos ter diarreias e malária. Estamos a ver aqui charcos e vão reproduzir o mosquito causador da malária. Com Filomena Mutoropa na presidência, Nampula será uma cidade limpa e sem lixo, tanto nos bairros, como na zona urbana”, prometeu a candidata do PAHUMO, que ontem esteve a “caçar” voto na zona de Muhala.

A candidata voltou a falar da igualdade de género, bem como do poder e influência da mulher na comunidade macua, afirmando que mesmo que não seja eleita está segura que a sua participação na corrida vai valorizar a mulher.

Uma mensagem particular foi endereçada à mulher e aos jovens com a promessa da candidata criar emprego para esta camada social, que tem sido, segundo ela, a mais desfavorecida.

“Vamos dar emprego aos jovens e mulheres. Vamos reabilitar este e outros mercados para melhorar as condições do vosso trabalho”, disse no mercado de Nanloko, durante contacto interpessoal com os vendedores.

Mutoropa explicou ao nosso Jornal que o seu partido já cobriu mais de metade da cidade e está a fazer a campanha caminhando a pé com uma única brigada. “Nós somos originais. Andamos a pé e não usamos meios de transportes como muitos outros, e isso está a surtir os efeitos desejados”, frisou.

A candidata do PAHUMO esteve na zona do bairro Maconde e escalou depois a zona do controlo da estrada de Angoche, na Muhala-Expansão, privilegiando o contacto interpessoal.

AMUSI avalia seu desempenho

O partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI) aproveitou ontem, sétimo dia da campanha eleitoral, para fazer balanço das actividades realizadas nos primeiros seis dias de “caça ao voto” para a eleição intercalar do presidente do município de Nampula.

O candidato do partido Mário Albino considera satisfatória a forma como os munícipes da urbe têm estado a receber a mensagem transmitida pelos membros e simpatizantes do AMUSI, o que, segundo disse, revela confiança e prenuncia vitória na eleição de 24 deste mês.

Afirmou que a reunião de balanço serviu para auscultar as dificuldades que os membros e simpatizantes do seu partido têm enfrentado durante a campanha eleitoral, e desenhar novas estratégias para convencer o eleitorado.

Porém, segundo disse, apesar das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia devido à falta de financiamento, Mário Albino encorajou os membros e simpatizantes do partido a serem mais fortes na “caça ao voto”, para que o candidato seja eleito como presidente do município.

“Podemos enfrentar todo tipo de sofrimento, mas o importante é namorar o eleitorado, mesmo de baixo de intensa chuva. Não devemos perder forças no meio do processo, porque o bem para todos esta por vir. Tudo que é para o bem de alguém vem do sacrifício. Se ficarmos desesperados este município será governado por outras pessoas que não trarão benefício para nós” disse.

O candidato do AMUSI pediu aos membros e simpatizantes do seu partido para que sejam vigilantes e sensibilizem os munícipes para que não sejam enganados a votar em partidos que não vão trazer o desenvolvimento para a autarquia.

“Informem ainda os munícipes para que se dirijam em massa no dia de voto para votar em mim. Por mais que haja mau tempo nesse dia, venham para votar no candidato que vai trazer o bem-estar da sociedade e desenvolvimento do município”, pediu Albino.

Acrescentou que nos próximos dias da campanha o seu partido optou em distribuir seus membros em grupos restritos que variam entre 4 e 5, para que haja maior abrangência nos bairros da urbe, para namorar o eleitorado a votar em si.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/75244-partidos-mais-galvanizados-na-entrada-da-segunda-semana.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *