O PRESIDENTE da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, saudou semana finda a escolha da ex-ministra das Finanças de Cabo Verde, Cristina Duarte, como nova Conselheira para África do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

“As minhas mais calorosas felicitações para a minha irmã Cristina Duarte, pela sua nomeação, como Conselheira Especial para África do Secretário-Geral das Nações Unidas”, escreveu Faki Mahamat na sua conta na rede social Twitter,

A ex-ministra cabo-verdiana substituirá a namibiana Bience Gawanas, cujo “formidável trabalho de defensora de África” Faki Mahamat elogiou na mesma publicação.

Cristina Duarte chefiou as pastas das Finanças e Planeamento em Cabo Verde, tendo saído do Governo em 2016, depois de 10 anos em cargos governamentais. Foi membro da Comissão de Especialistas da ONU sobre Administração Pública.

Integrou, com o economista guineense, Carlos Lopes, a Comissão de Reforma da União Africana, dirigida pelo Presidente do Ruanda, Paul Kagame.

Em 2015, protagonizou a candidatura de Cabo Verde à liderança do Banco Africano de Desenvolvimento, que perdeu para o actual presidente Adesina Akinwimi, da Nigéria.

Antes de participar na vida política, Cristina Duarte dirigiu um projecto do Banco Mundial para o sector privado e foi directora de Planeamento e Estudos do Ministério da Agricultura cabo-verdiano.

A indigitada assessora de Guterres trabalhou no Quénia como gestora de relações institucionais e financeiras do Citibank, chegando a vice-presidente da instituição neste país africano.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *