A CIDADE de Nacala esteve recentemente em festa, através da realização do Festival Oshukhuru Nacala, que reflecte um sentimento de amor por esta cidade da província de Nampula.

O Oshukhuru exaltou, durante dez dias, aquela urbe, de maneiras diferentes, desde a beleza da sua gente, gastronomia, música, entre outras manifestações artístico-culturais.

Segundo o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nacala, Raúl Novinte, este evento pretende ser uma marca para esta urbe e, por isso, deverá tornar-se tradicional.

A edilidade criou condições para a produção de capulanas e camisetas durante a festividade. “Projectamos uma festa com a duração de dez dias, onde os cidadãos empreendedores tiveram a oportunidade de mostrar as suas habilidades na confecção de diversas comidas, criações artísticas, danças tradicionais, entre outras actividades”, enumerou.

Apesar deste ser o projecto desenhado, esta não foi a realidade do evento, visto que, conforme realçou o governante, “só houve um desfile dos grupos culturais para marcar o evento”.

Desta vez, o Festival Oshukhuru Nacala foi realizado em circunstâncias atípicas devido à pandemia do novo coronavírus, e foram dispensadas a actuação dos grupos culturais, a exibição da gastronomia local e outras potencialidades artístico-culturais de Nacala-Porto.

Novinte apelou, na ocasião, aos cidadãos para respeitarem o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e outras medidas de prevenção da Covid-19, no sentido de evitar a sua propagação.

A primeira edição do Oshukhuru Nacala teve lugar em 2019 para, entre vários objectivos, promover a cultura, a gastronomia e dar oportunidade de os artistas locais exibirem as suas criações.

Raúl Novinte pretendia não realizar o festival, devido à Covid-19. Uma decisão de última hora despoletou a necessidade de elaborar o mesmo “em cima do joelho”.

Na primeira edição do festival houve concursos ao nível dos bairros até à fase da cidade, um processo que culminou com a atribuição de diversos prémios com o objectivo de valorizar os praticantes das actividades culturais, mas a componente não ficou acautelada por diversas dificuldades.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.