Os EUA estão a  gastar US$ 2 trilhões em novo “acordo verde”, fazendo tudo o que o FMI diz que não é permitido em Moçambique. Isso mostra que o verdadeiro objetivo do FMI é a recolonização, não o desenvolvimento.

 

Nos últimos dois anos, o Congresso dos EUA disponibilizou US$ 2 trilhões para remodelar a economia. A ideia é que, com a acção do governo, os Estados Unidos possam se reindustrializar, reforçar a segurança nacional, reviver lugares deixados para trás e reduzir drasticamente as emissões de carbono ao mesmo tempo”, escreve o Economist (2 de fevereiro de 2023).

 

Isto viola quase tudo no livro de regras de austeridade do FMI que Moçambique deve seguir. Inclui enormes gastos do governo direcionados para apoiar a indústria verde, com uma importante componente de pesquisa.

 

O novo “acordo verde” segue-se a duas outras grandes intervenções do governo dos EUA para construir o país. Primeiro, o New Deal da década de 1930, que tirou parcialmente os EUA da Grande Depressão, com grandes projetos de infraestrutura, como estradas e eletrificação, e criação massiva de empregos. 

 

As décadas de 1950, 1960 e 1970 viram enormes subsídios para pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, da internet. Havia enormes subsídios para a construção de uma classe média. A social-democracia na Europa teve um sucesso semelhante. E foi a era da descolonização e do início do desenvolvimento, com ênfase no processamento local de recursos locais em vez da exportação de matérias-primas.

 

A mineração de grafite em Moçambique mostra como funciona o novo sistema. O grafite é essencial para o ânodo das baterias de íon de lítio e para aumentar a demanda por carros elétricos e outros sistemas de combustível não fóssil. Os ânodos não são complicados e podem ser fabricados em Moçambique, como o eram há 50 anos, quando a política apoiava o processamento local. Este é exatamente o tipo de indústria verde que Moçambique precisa. 

 

Mas agora o proprietário da mina Syrah recebeu um subsídio de $ 220 milhões para construir a fábrica de ânodo em Louisiana, um dos estados mais pobres dos EUA, para criar 221 empregos nos EUA com grafite de Moçambique. Claro que isso vai contra as regras do FMI, então Moçambique não teria permissão para fazer a mesma coisa.

 

Mais uma vez, Moçambique é pressionado pelo FMI e pelo Banco Mundial a regressar à era colonial de exportação de matérias-primas e pagamento de baixos salários – e não fazendo as coisas que os EUA estão a fazer agora e fizeram com sucesso nos anos 30 e 1950-80. Isso parece recolonização. (JH)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *