Published On: Wed, Mar 11th, 2020

OMS mantém avaliação de risco do coronavírus apesar de declarar pandemia

OMS mantém avaliação de risco do coronavírus apesar de declarar pandemia

A declaração de pandemia não muda a maneira como a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia a ameaça colocada pelo novo coronavírus nem como está a lidar com a situação, afirmou, esta quarta-feira, o director-geral da agência da ONU.

 

“Descrever a situação como uma pandemia não muda a avaliação da OMS sobre a ameaça colocada por este coronavírus. Não muda o que a OMS está a fazer nem o que os países devem fazer”, afirmou Tedros Ghebreyesus em conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra (Suíça).

Tedros Ghebreyesus declarou que “‘pandemia’ não é uma palavra para usar casual ou levianamente. É uma palavra que, se mal utilizada, pode provocar medo sem razão ou levar a aceitar sem justificação que o combate acabou, levando a sofrimento e mortes desnecessárias”.

No dia 31 de Janeiro, a organização tinha declarado o novo coronavírus como uma emergência de saúde pública internacional, mas evitou usar o termo pandemia, definido genericamente como um agente que se propaga rapidamente pessoa a pessoa, atravessando fronteiras

Segundo o director para as emergências de saúde da organização, Mike Ryan, considerar o coronavírus como uma pandemia foi uma decisão tomada após muitas horas de reunião com peritos da OMS e de outras organizações.

Adoptar o termo deve “levar a acções mais agressivas e intensas para combater o contágio”, defendeu.

A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi em 2009, no caso da Gripe A, tratando-se da primeira vez que se considera uma epidemia provocada por um coronavírus como uma pandemia.

A epidemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infectados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios. (RM-NM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a comment

XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Compre e Venda

Vendas Online