A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou neste sábado para 1,5 mil o número de mortos e para 246 mil o de afectados pela doença do cólera no Iémen desde que foi detectado o primeiro surto em 27 de Abril.

O representante da OMS no Iémen, Nevio Zagaria, qualificou a situação de “muito grave” durante uma coletiva de imprensa em Sana, na qual indicou que a epidemia se propagou por 21 das 23 províncias iemenitas e em 285 dos 333 municípios, enquanto a doença se expande.

Zagaria mencionou que foram registados os dois primeiros casos na província de Hadramaut, no sudeste do país. Por outro lado, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Iémen, Sherin Varkey, afirmou que a cada dia são registados 5 mil novos casos desta doença contagiosa, a metade deles menores, e que a cada minuto um menino sofre de diarreia aguda.

O surto no Iémen é, actualmente, o maior do mundo e “infelizmente”, segundo os dados, um quarto dos 1,5 mil mortos registrados são menores de idade, acrescentou.

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada com a bactéria “vibrio cholerae” e que não apresenta sintomas nos casos mais moderados, mas que nos mais severos pode provocar a morte em poucas horas se o doente não receber tratamento.

Em 27 de junho, a organização anunciou que o número de mortos era de 1,4 mil e o de contagiados de 218 mil.

Coincidindo com os dois meses desde o registo do primeiro surto, a OMS assegurou que os casos suspeitos de cólera registados no Iémen na semana anterior a 27 de Junho tinham caído ligeiramente em comparação com a média semanal dos dois últimos meses, ainda que precisou que era muito cedo para avaliar se havia um retrocesso real da epidemia.

@Verdade – Internacional

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *