“Satisfeito com Putin, praticamente nenhum.” Este é o estado de espírito dos oligarcas russos, que estão descontentes com o desenrolar da guerra na Ucrânia. As sanções do Ocidente e a falta de sucessos militares estão a frustrar os multimilionários e a cúpula de Kremlin e já começou a discussão sobre o possível sucessor do Presidente russo, isto num momento em que aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Vladimir Putin.
Segundo o Observador que cita o jornal independente russo Meduza, o objetivo não parece ser, pelo menos para já, promover um golpe de Estado contra o chefe de Estado russo, como a Ucrânia já denunciou. Ainda assim, tem crescido o desejo entre a elite russa de colocar alguém novo à frente da presidência russa, uma figura que viesse dar outro ímpeto à guerra.
Os sinais de descontentamento, segundo o Meduza, fazem-se notar em dois dos grupos que tradicionalmente foram estando ao lado de Putin: os oligarcas e os serviços secretos russos.
“Não será possível viver como antes, não se pode falar de desenvolvimento”, desabafa fonte do governo ao jornal russo, citado pelo Observador.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.