O Presidente da República, Filipe Nyusi, exige aos agentes da lei e ordem a intensificarem com rigor, a fiscalização massiva em todos os espaços com vista a fazer cumprir as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Nyusi falava ontem, numa Comunicação à Nação, durante a qual voltou a prorrogar o estado de emergência por mais 30 dias.

“Os agentes da lei e ordem devem intensificar, com maior rigor, a fiscalização massiva em todos os espaços com vista a fazer cumprir as medidas de prevenção da Covid-19”, frisou.

O Chefe de Estado exortou às lideranças comunitárias e religiosas para serem mais actuantes na mobilização e sensibilização das comunidades de modo a reforçar a fiscalização das medidas em vigor em particular nos mercados, transportes, rastreio, quarentenas, funerais, cultos, uso da máscara, actividade comercial etc., conforme o Decreto do Conselho de Ministros a ser actualizado.

As autoridades devem reforçar o controlo das fronteiras e em alguns casos limitar as entradas, fazer observar a quarentena obrigatória domiciliária, de 14 dias, para todos os cidadãos que estejam a chegar ao país ou que tenham estado em locais com casos activos e os que tenham tido contacto directo com casos confirmados de Covid-19, devendo as autoridades sanitárias adoptar mecanismos de controlomais eficazes.

Dentro do período da prorrogação, será limitado no máximo, a circulação interna de pessoas. A populaçao deve observar o uso obrigatório de máscaras em todos os locais de aglomeração como nas vias públicas, mercados, transportes públicos e ao cumprimento do distanciamento social mínimo de 1,5 metros em todas as situações determinadas no âmbito das medidas de prevenção.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *