O JORNAL Notícias elegeu como figuras políticas do ano o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pelo seu envolvimento directo nas negociações para o alcance da paz efectiva no país.

A escolha resulta do entendimento de que a atitude dos dois dirigentes foi fundamental para o fim das hostilidades militares e a retoma da vida normal dos cidadãos e das actividades sócio-económicas.  

A partir de contactos telefónicos, Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama decidiram avançar para um diálogo directo ao mais alto nível, sem interferências de terceiros, assumindo a determinação de criar um ambiente de confiança mútua que permita uma abordagem franca e aberta das diferenças.

Desde então, foram anunciadas sucessivas tréguas que se prolongam até aos dias de hoje, enquanto prosseguem os trabalhos das comissões criadas para apreciar as questões militares e da descentralização, cujos dossiers serão brevemente submetidos à Assembleia da República.

Como resultado desses contactos telefónicos, o Presidente da República e o líder da Renamo encontraram-se, num frente-a-frente, a 6 de Agosto, na serra da Gorongosa, em Sofala, onde acordaram os passos a dar para o alcance de uma paz efectiva no país.

Este primeiro encontro decorreu num ambiente pouco publicitado, o que surpreendeu toda a sociedade moçambicana e a comunidade internacional. Porém, este procedimento transmitiu a confiança de que os moçambicanos podem resolver as suas próprias diferenças.

Os dois líderes programaram um novo encontro que, entretanto, não aconteceu como estava previsto, mantendo apenas um contacto via teleconferência, a partir do Parque Nacional de Gorongosa, para onde Filipe Nyusi se deslocou na expectativa de encontrar o líder da Renamo. A teleconferência teve lugar no dia 13 de Dezembro.

A abertura dos dois dirigentes provocou reacções bastante positivas da comunidade nacional e internacional, entre as quais a delegação da União Europeia em Moçambique que congratulou o Chefe do Estado e o líder da Renamo pelo importante encontro entre ambos, sem nenhum protocolo.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) afirmou, na ocasião, que o encontro dos dois dirigentes tinha sido a indicação de um prazo para finalizar o processo negocial para a paz.

O Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Embaixada em Maputo, também felicitou Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama pelo encontro, que não envolveu nenhum intermediário.

Numa nota à imprensa, o Governo americano reiterava a continuação do seu apoio a Moçambique no que respeita à estabilidade política e manutenção da paz.

Entretanto, apesar dos esforços dos dois líderes, até ao encerramento da VI sessão ordinária da Assembleia da República os dossiers sobre as questões militares e da descentralização não tinham sido submetidos à Casa do Povo.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/74737-nyusi-e-dhlakama-figuras-do-ano.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *