Foi durante o discurso de abertura do XXII Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional (MDN) que o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que as FADM devem combater sem tréguas as forças terroristas em Cabo Delgado e garantir o controlo da situação de segurança no país. O encontro teve início esta quarta-feira, em Maputo, sob o lema “sector da Defesa focado no planeamento por capacidades, rumo à modernização das FADM” e vai durar quatro dias.

 

De acordo com o Presidente da República que é também Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, o combate ao terrorismo continua a ser desafiante e o sector da Defesa Nacional deve tornar-se cada vez mais proactivo e nunca surpreendido. Para Nyusi, o sector da Defesa deve aprimorar os seus mecanismos de actuação para responder às diferentes ameaças a que o país está exposto.

 

Segundo Nyusi, o sector da Defesa Nacional deve analisar os cenários diversos, suas ligações, manifestações e antecipar medidas profiláticas ou de combate. Considera ainda que as FADM devem estar mais atentas às diferentes ameaças de segurança, não se limitando unicamente ao terrorismo. Para tal, as Forças Armadas devem investir no capital humano, na modernização e no uso de tecnologias. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.