frelimo congressoo1 min

Serão conhecidos nesta segunda-feira, 26 de Setembro de 2022, os novos órgãos centrais do partido Frelimo, com destaque para o novo Comité Central, nova Comissão Política e o novo Secretário-Geral do partido no poder.

 

De acordo com o programa do XII Congresso do partido no poder, que arrancou esta sexta-feira, no Município da Matola, província de Maputo, a “reorganização” dos órgãos centrais da Frelimo terá lugar na segunda-feira, sendo que o pontapé de saída será dado com a eleição dos membros do Comité Central, o órgão mais importante no intervalo entre os Congressos.

 

Ao que “Carta” apurou, vão disputar as eleições para o Comité Central, os actuais gestores dos órgãos centrais do partido, nomeadamente, os actuais membros da Comissão Política, o Secretário-Geral, o Secretário do Comité de Verificação, os membros do Secretariado do Comité Central e os membros do Governo.

 

Os “camaradas” forem eleitos na próxima segunda-feira, juntar-se-ão aos eleitos pelos Comités Provinciais durante as conferências provinciais. Realçar que, quem foi descartado a nível das conferências provinciais não tem hipóteses de concorrer a nível do Congresso, o que significa que figuras como Eduardo da Silva Nihia, Agostinho Vuma e António Niquice não farão parte do próximo Comité Central.

 

Eleitos os membros do Comité Central, seguir-se-á a eleição do Secretário-Geral do partido, do Secretário do Comité de Verificação do Comité Central, da Comissão Política, do Secretariado do Comité Central e dos membros do Comité de Verificação do Comité Central. Tais actos terão lugar durante a realização do I Sessão Ordinária do Comité Central.

 

Ao que “Carta” sabe, Roque Silva Samuel não irá renovar o seu mandato como Secretário-Geral do partido, tal como Caifadine Manasse não irá renovar o seu cargo de Secretário de Mobilização e Propagada.

 

Ainda na segunda-feira, os congressistas vão aprovar a proposta de membros honorários da Frelimo, uma iniciativa que visa valorizar os “melhores” quadros da Frelimo, com destaque para os antigos Secretários-Gerais, que geralmente caiem no esquecimento após o término dos seus mandatos. Concorrem para esta distinção, indivíduos como Filipe Paúnde, Manuel Tome e Eliseu Machava.

 

Nyusi confirmado domingo

 

De acordo com o programa fornecido à “Carta”, o primeiro acto eleitoral do XII Congresso da Frelimo terá lugar este domingo, com a eleição do presidente do partido. Filipe Nyusi, refira-se, é o único candidato à sua própria sucessão, pelo que, se espera uma eleição à moda coreana.

 

Ontem, no primeiro dia dos trabalhos, os “camaradas” dedicaram-se a aprovação da proposta de agenda do XII Congresso, a eleição da Comissão Eleitoral e a eleição dos órgãos do evento, com destaque para o Secretariado do Congresso, a Comissão de Verificação de Mandatos, Comissão de Redacção dos Estatutos, Comissão de Redacção do Programa do Partido, Comissão de Redacção de Resoluções, Comissão de Redacção de Monções e a Comissão de Redacção do Comunicado de Imprensa.

 

Hoje, será apresentado e debatido o relatório do Comité Central, enquanto na manhã de domingo será apresentado e debatido o relatório da Comissão de Verificação de mandatos. O comício popular terá lugar na tarde de quarta-feira. As sessões, sublinhe-se, vão decorrer à porta fechada. (A.M.)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.