Versão atualizada começa a ser produzida em setembro e terá ‘imagem fantasma’ e fundo invisível, para prevenir fraudes. Governo afirma que valor da taxa não vai mudar. Veja como é o novo modelo de passaporte
Figuras que representam a flora e a fauna do Brasil estão entre as mudanças feitas no passaporte brasileiro (veja mais no vídeo acima). O novo modelo foi apresentado nesta segunda-feira (27) pelo governo federal e, segundo as autoridades, ficou mais seguro contra fraudes.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O g1 agora está no Telegram; clique aqui para receber notícias diretamente do seu celular
Veja abaixo, ponto a ponto, as novidades do documento:
Novo passaporte brasileiro
Arte/g1
Quando entra em vigor?
O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça. A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando ele passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.
Será obrigatório trocar pelo novo?
A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de dez anos.
Vai ficar mais caro?
O governo disse ainda que a taxa para emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum.
Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.
Novo RG não substitui
No mesmo evento, o governo entregou as primeiras unidades da nova Carteira de Identidade Nacional, o novo RG. E explicou que, como já acontece hoje, ela não vai substituir o passaporte porque o Brasil só possui acordos para uso do documento de identidade com países do Mercosul. Para os demais, o passaporte continua obrigatório.
Novo desenho
Na capa, o destaque é a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageados nas páginas internas, que passam a ter mais cores, por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.
Na página com os dados do cidadão, haverá uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.
Como ficará a capa
Imagem da capa do novo passaporte
Reprodução
Como é atualmente
Passaporte brasileiro
Agência Brasil
Passaporte por dentro
Novo modelo do passaporte brasileiro traz imagens que representam as regiões e a fauna do país
Reprodução
Imagens do novo passaporte brasileiro, com imagens que representam as regiões do país
Reprodução
Páginas internas do novo passaporte
Reprodução
Como tirar passaporte
Veja como tirar o passaporte
Como tirar visto americano
Como tirar o visto de turismo para os EUA
Como renovar visto americano
Como renovar o visto para os EUA
Conheça o Global Entry, que acelera entrada nos EUA
Global Entry: como entrar no programa que agiliza entrada nos EUA



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.