O Grupo Nedbank apresentou um forte desempenho financeiro durante o ano económico findo a 31 de Dezembro de 2022, com um aumento dos resultados líquidos em 20%, para 14 biliões de Rands. Os resultados líquidos foram impulsionados por um forte crescimento de dois dígitos nas receitas, um rácio de perda de crédito ligeiramente maior e uma base de despesas bem gerida. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) para o período aumentou para 14%, acima dos 12,5% do período anterior, com o contributo da melhoria da rentabilidade dos activos do grupo, que aumentou de 0,98% para 1,14%.
O balanço do grupo permaneceu muito sólido e as posições de capital e liquidez melhoraram ainda mais, atingindo máximos plurianuais. Os rácios de adequação de capital, respectivamente, aumentaram em relação aos níveis de 31 de Dezembro de 2021 e estão muito acima das metas aprovadas pelo conselho de administração e dos requisitos mínimos do Banco Central da África do Sul (SARB).
Com base no forte crescimento dos resultados e das posições de capital e liquidez, o grupo declarou um dividendo final de 866 cêntimos por acção, um aumento de 14% (Dezembro de 2021: 758 cêntimos por acção), elevando o dividendo total de 2022 para 1 649 cêntimos por acção, um aumento de 38%, ambos em níveis recordes para o Grupo.
O CEO do Nedbank, Mike Brown, afirmou esta quinta-feira (09) que o Nedbank apresentou um forte desempenho financeiro e fez um excelente progresso estratégico num contexto macroeconómico desafiador. Apesar disso, Brown observou que, em 2022, a economia sul-africana enfrentou vários desafios globais e domésticos, incluindo a guerra na Ucrânia, os confinamentos na China, o crescimento mundial mais lento, os preços mais baixos das commodities, as inundações destrutivas em KwaZulu-Natal, as interrupções persistentes de energia, bem como as taxas de juro mais altas em 325 bps (pontos-base) e a inflação que atingiu o pico de 7,8% em Julho.
“Todas as nossas unidades de negócios reportaram um crescimento confortável dos resultados e ROEs mais elevados. Um balanço sólido e níveis excedentes de capital permitiram que o Grupo declarasse um dividendo final notável, e anunciasse uma iniciativa de optimização de capital de 5 biliões de Rands, sujeita a aprovações regulatórias, a ser executada ao longo de 12 meses através de uma oferta de recompra odd-lot de acções (oferta de recompra sobre fracções de acções)”, concluiu.
O Nedbank Moçambique é um Banco Universal, que se orgulha de prestar um serviço de qualidade, principalmente orientado para o negócio e para o segmento afluente. Foi fundado com a ambição de se tornar um Banco líder do sector, com uma rede comercial que cubra as 10 províncias, estando actualmente presente nas oito cidades economicamente mais importantes do país.
O Nedbank Moçambique conta com 11 anos de presença no mercado moçambicano, sendo a subsidiária moçambicana do Grupo sul-africano Nedbank, com uma participação maioritária de 87,5% de capital, o que demonstra a forte aposta do Grupo na região e no continente africano, como também no reconhecimento das várias oportunidades de crescimento em Moçambique. (Carta)
Fonte: Carta de Moçambique