Cerca de trinta e nove mil caninos serão vacinados até final deste ano na província de Nampula através de campanhas de vacinação contra a raiva.
A Rádio Moçambique soube que de Janeiro a esta parte, foram vacinados mais de seis mil e trezentos caninos, entre cães, gatos e macacos, com maior enfoque na cidade e distrito de Nampula.
A informação foi partilhada esta sexta-feira pelo Chefe do Departamento de Pecuária na Direcção Provincial de Agricultura e Pescas em Nampula, Equideandro Ração, por ocasião da celebração, este sábado, 28 de Setembro, do Dia Mundial Contra a Raiva.
Equideandro Ração assegurou a disponibilidade de stock de doses de vacinas contra a raiva na província e explicou que as campanhas consistem igualmente na disseminação de mensagens sobre boas práticas de criação de cães e os primeiros socorros a se ter em conta caso sofra de mordedura canina.
A cerimónia do dia Mundial Contra a Raiva antecedida para esta sexta-feira, teve como palco, a Escola Básica da Serra da Mesa, na cidade de Nampula.
A nossa reportagem que visitou o local e deparou-se com maior adesão de criadores de cães para submete-los à vacinação e, alguns cidadãos abordados, explicaram a importância de vacinar os caninos.
Ao nível da província de Nampula, os distritos Angoche, Nacala-à-Velha Nampula, e Mecuburi foram os que registaram maiores casos de mordedura canina, este ano.
Refira-se que o Dia Mundial contra a Raiva foi instituído pela Aliança Global para o Controlo da Raiva e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde -OMS. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online