OS FUNCIONÁRIOS públicos e agentes do Estado foram desafiados a melhorar a prestação de serviços ao cidadão, contribuindo, desta forma, para o combate à corrupção, os casos de mau atendimento, nepotismo, absentismo de modo a renovar a confiança dos utentes.

O desafio foi lançado ontem, em Marracuene, pela Ministra da Saúde, Nazira Abdula, durante as celebrações do Dia Internacional da Função Pública, que este ano se assinala sob o lema “Criando uma cultura de prestação de serviços centrada no cidadão: uma parceria com a juventude para a transformação de África.”

A governante esclareceu que este lema remete à necessidade de consolidação do compromisso assumido de melhor servir ao cidadão, protegendo os seus direitos enquanto utentes dos Serviços Públicos, bem como a boa governação e desenvolvimento sustentável num ambiente de paz.

Nazira Abdula aproveitou a ocasião para reiterar a necessidade de os funcionários públicos e agentes do Estado cumprirem as orientações deixadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, com vista a colocar a administração pública ao serviço do cidadão.

Entre estas recomendações destaca-se a capitalização do profissionalismo no sector; a mudança de mentalidade dos funcionários, através de formações e capacitações para consequente prestação de serviços de melhor qualidade; e o combate à corrupção como primeira prioridade.

Há também necessidade de identificação dos corruptos e dos corruptores para a sua responsabilização; promoção de uma cultura de gestão responsável do bem público; dos processos individuais para identificação do perfil dos funcionários para cada actividade.

“Devemos ainda aumentar a produção, a produtividade, a poupança e a garantia de sustentabilidade dos actos e projectos da Administração Pública; incutir a cultura de trabalho, responsabilização, prazos, metas e gestão de recursos humanos”, afirmou Abdula, para quem se estas recomendações forem levadas a peito, por cada funcionário, a Administração Pública estará comprometida com o cidadão.

Na sua mensagem, os funcionários públicos afirmaram estar cientes do esforço que o Governo está a empreender para melhorar as suas condições de trabalho. Por isso, tudo farão para que continue a melhorar o desempenho no atendimento aos utentes.

Presente na cerimónia, o governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, reiterou a necessidade de mudança de atitude, de modo a que passem a fazer o seu trabalho com zelo e dedicação 

 

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/68849-na-funcao-publica-desafio-e-melhorar-prestacao-de-servicos.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.