Cultura e Cidadania é a desiganção de uma iniciativa da Fundação MUSIARTE – Conservatório de Música e Arte Dramática, em parceria com Município de Maputo.

Com o patrocínio da Embaixada da Itália em Moçambique, a organização vai inaugurar um mural urbano, na Travessa Tenente Valadim, esta quarta-feira, na capital do país, pintado pelos Orticanoodles, de Milão, e Sebastião Coana, de Maputo.

A inauguração está inserida na celebração da vigésima quarta Semana da Língua Italiana no Mundo. À Embaixada da Itália junta-se a Embaixada da Suíça, nestas celebrações com o Concerto.Li. O evento coincidirá, igualmente, com a inauguração das novas instalações da MUSIARTE, sita na Travessa Tenente Valadim.

O concerto clássico e moderno contará com a participação de artistas de renome nacionais e estrangeiros, a destacar: Stella Mendonça, Sónia Mocumbi, Amável Pinto, Argentina Luís, Stefano Pagliari, Luis Lanzarini , Jeanette Micklem, Jessica Urte, e Niamh C.O’Neil.

Cultura e Cidadania é uma iniciativa criada em 2023. O objectivo é promover a utilização das artes como veículo para o desenvolvimento social, através da melhoria dos patrimónios culturais e históricos da capital e da organização de eventos culturais que enriqueçam a qualidade de vida dos munícipes.

A iniciativa será implementada em duas fases, nas quais a primeira fase abrange a requalificação da Travessa Tenente Valadim e da Rua da Catembe, e a segunda fase inclui a Rua do Bagamoio e a Rua Ngungunhane, todas na baixa da cidade de Maputo.

A primeira acção de requalificação foi feita na Travessa, Tenente Valadim, que constitui uma das mais antigas vias da então cidade de Lourenço Marques.

Eduardo António Prieto Valadim (Lisboa, 1865 – Niassa, 1890), mais conhecido por Tenente Valadim, que dá nome à travessa, foi um herói das companhias de conquista e pacificação que Portugal desenvolveu nas suas colónias em finais do século XIX.

A travessa contempla até aos dias actuais, edifícios típicos da arquitectura da era colonial, com destaque para a construção clássica colonial datada do ano 1932, onde mais recentemente funcionou como biblioteca do Banco de Moçambique. Através da parceria entre a Fundação MUSIARTE – Conservatório de Música e Arte Dramática e o Banco de Moçambique, este edifício tornou-se, em 2024, as novas instalações do Conservatório MUSIARTE, como parte do seu projecto de expansão.

O mural urbano da Travessa Tenente Valadim, pintado no contexto desta iniciativa, retrata a diversidade artística musical e vem revitalizar uma das mais pitoresca Travessa no coração da cidade de Maputo. Estiveram também envolvidos nesta acção os jovens moradores de rua que vivem na ruína da esquina entre a Rua da Catembe e a Rua Consiglieri Pedroso.

A pintura também contou com o patrocínio da SwissSolar, a Sika, a Tintas CIN e o o Engenheiro Xavier Nhaca.

A Iniciativa Cultura e Cidadania pretende continuar a juntar esforços com todas as entidades situadas na baixa da cidade, quer sejam culturais, económicas, estatais, turísticas, entre outras, para a melhoria das condições das infra-estruturas, do saneamento do meio, segurança e do aspecto visual desta parte da cidade.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *