Published On: Mon, Apr 6th, 2020

Município acomoda vendedores informais

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo(CMCM) está a implementar um Plano de Acção, para acomodar, mais de quatro mil vendedores informais, nos sessenta e três mercados, no âmbito de combate à venda nos locais impróprios.

Segundo Emidio João, director de mercados e feiras, no CMCM, neste momento está em curso um trabalho combinado entre o municipio e as direcções dos mercados existentes, na cidade de Maputo, para a recepção de novos vendedores, que praticavam comércio informal, em vários pontos da urbe.

Os dados do município apontam que mais de quatro mil vendedores, praticavam actividade em locais impróprios, manchando a postura da urbe e embaraçar a mobilidade de automóveis e transeuntes.

O documento a que o Notícias teve acesso indica que dos cerca de 4000 informais, 2300 vendiam na zona baixa da cidade.

O municipio de Maputo, através de um comunicado enviado à nossa Redacção informou que, no âmbito das actividades de organização do comércio dentro de mercados, um grupo de vendedores informais foi ocupar um espaço, onde o Conselho Municipal estava a preparar a construção de infra-estruturas adequadas para o exercício do comércio, denominado Mercado Centro Emissor, localizado no bairro Laulane, distrito Municipal KaMavota.

Para minimizar a situação a edilidade decidiu ocupar parcialmente o recinto, impor, como regra, a recepção de vendedores informais que se dedicam à venda de roupa nova e/ou usada, sapatos, sapatilhas, bolsas, cintos e quinquilharia, incluindo vendedores de refeições.

O documento refere que a comercialização dos artigos enumerados será feita por secções, com bancas e lojas devidamente estruturadas, mediante o pagamento de uma taxa, conforme previsto na postura sobre Mercados e Feiras.

O município já atribuiu 1324 guias para a ocupação de espaço, num total de 4700, entre bancas, barracas e lojas em vários mercados.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a comment

    XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Compre e Venda

    Vendas Online