Mugabe, de 93 anos, entregou formalmente o cheque do valor ao Comissário da União Africana, Moussa Faki Mahamat, à margem da 29ª Cimeira dos Chefes de Estado, um evento de dois dias que início na segunda-feira, na capital etíope, Adis-Abeba.

O Presidente Mugabe disse que a dependência da UA de ajuda externa permite que as grandes potências internacionais interfiram no funcionamento da organização. Referiu que instituições como a UA não podem confiar no financiamento dos doadores, pelo facto de ser um modelo que não é sustentável.

O jornal estatal zimbabweano The Herald, editado na capital Harare, reporta que o montante resultou da venda de gado doado por agricultores do Zimbabwe, após um apelo de Mugabe para ajudar a UA a financiar suas operações.

O estadista zimbabweano afirmou ter vendido, em Março deste ano, 300 cabeças de gado bovino de seu rebanho pessoal, com vista a cumprir uma promessa feita a UA, há dois anos.

“Como um fazendeiro e africano, doar gado que é um sinal de riqueza, é algo natural”, destacou Mugabe, sublinhando que África precisa financiar os seus próprios programas. [FM]

http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/internacional/mugabe-doa-um-milhao-de-dolares-a-ua/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *