Morreu, ontem, o antigo Chefe de Estado do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, que liderou o país da África Ocidental de 2013 a 2020. A informação foi avançada por membros da sua família, que não avancaram a causa da morte.

O último suspiro deu-se por volta das 09 horas locais, informaram familiares de Ibrahim Boubacar Keita, que foi eleito Presidente do Mali em Setembro de 2013 e retirado do poder em Agosto de 2020 após um golpe militar.

O  antigo estadista tinha 76 anos e chegou ao Governo do Mali na sequência de eleições nas quais superou mais de duas dezenas de candidatos 77 por cento dos votos.

Keita assumiu a presidência com o Mali já mergulhado numa grave crise política e de segurança devido a ataques jihadistas em 2012, e enfrentou, também, pesadas sanções por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

O ex-governante foi reeleito em 2018 contra Soumaïla Cissé, o então líder da oposição, que morreu em Dezembro de 2020 vítima de COVID-19.

A causa da morte de Ibrahim Boubacar Keita não é ainda conhecida, mas no final do mês de Setembro, os médicos do Presidente deposto solicitaram que o mesmo viajasse para os Emirados Árabes Unidos para receber tratamento médico, após um AVC.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.