Em uma celebração sonante da excelência musical e da diversidade cultural, o aclamado álbum “Sounds of Peace” de Moreira Chonguiça, que chegou ao público em Novembro de 2022, foi premiado com o cobiçado South African Music Awards (SAMA) na categoria “Rest of Africa Award”.
Concorreram nesta categoria com Moreira Chonguiça renomados artistas como Ckay (Nigéria), Davido (Nigéria), Sha Sha (Zimbabwe), Tim Lyre (Nigéria) e Ferra Gola (RDC). A cerimónia da 29ª edição do SAMA teve lugar este Sábado, dia 18 de Novembro de 2023, na África do Sul.
Este prestigiado prémio reconhece a contribuição excepcional do álbum na superação de fronteiras e na promoção da unidade através da linguagem universal da música.
Produzido por Moreira Chonguiça, o álbum tece perfeitamente uma tapeçaria de linguagens, melodias, ritmos e vozes de todo Moçambique, criando uma experiência sonora harmoniosa que ressoa com o público em todo o mundo. O “Rest of Africa Award” no SAMA é um testemunho da mestria excepcional do álbum e sua capacidade de transcender as fronteiras geográficas.
Moreira Chonguiça agradeceu o reconhecimento nos seguintes termos: “Receber o Prémio SAMA na categoria “Rest of Africa Award” é uma tremenda honra. “Sounds of Peace” foi um trabalho de amor, com o objetivo de mostrar a rica tapeçaria musical de Moçambique e promover uma mensagem de unidade e compreensão. Este prémio não é apenas um reconhecimento do nosso trabalho, mas também uma celebração das diversas tradições musicais que compõem o belo continente africano.”
Refira-se que o álbum “Sounds of Peace” teve recentemente reconhecimento público e foi premiado como “Melhor Álbum/Artista de Jazz Internacional” na 7ª Edição do “Mzantsi Awards” a 26 de Agosto de 2023, em cerimónia realizada no Soweto Theatre em Johannesburg, na África do Sul.
Esta é a quarta premiação de Moreira Chonguiça no SAMA. Moreira Chonguiça já ganhou o prémio como “Melhor Produtor” em 2005 pelo seu álbum “Vol 1: The Journey”, e como “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo” e “Melhor Capa de Álbum” em 2009 pelo “Vol 2: Citizen of the World”.
O álbum “Sounds of Peace”, de Moreira Chonguiça, destacou-se de entre os indicados por sua capacidade de transcender géneros e fronteiras culturais, ao mesmo tempo que transmite uma mensagem poderosa de união e paz. O álbum premiado apresenta alguns dos jovens talentos da música em Moçambique.
Como vencedor do “Rest of Africa Award”, “Sounds of Peace” junta-se às fileiras de álbuns influentes que deixaram uma marca indelével no panorama musical africano. O álbum serve como um lembrete do poder transformador da música para unir as pessoas, promovendo a compreensão e o apreço pela herança compartilhada do continente.
A equipa por trás do “Sounds of Peace” estende a sua gratidão ao South African Music Awards por este prestigiado reconhecimento e espera continuar sua jornada musical, promovendo a paz, harmonia e diplomacia cultural através da linguagem universal da música.
Fonte:Rádio Moçambique Online