Uma delegação do Comissariado-Geral de Moçambique para a EXPO 2025 Osaka, chefiada pelo Comissário-Geral, Riduan Adamo, esteve, de 14 a 16 de Novembro corrente, em Osaka, a participar na Primeira Reunião Internacional dos Países e Organizações Participantes da EXPO 2025 Osaka, a realizar-se de Abril a Outubro de 2025, no Japão.
A reunião constitui uma das melhores oportunidades para o Comissariado-Geral de Moçambique se informar dos detalhes da EXPO 2025 Osaka, discutir, partilhar experiências sobre a preparação em curso no país e encontrar soluções conjuntas sobre os desafios encarados neste processo, para garantir a abertura oficial da Exposição a 13 de Abril de 2025.
A EXPO 2025 Osaka, organizada pela Associação Japonesa para a Exposição Mundial, vai decorrer sob o tema “Criando a sociedade do futuro para as nossas vidas”, subdividido em três subtemas, designadamente, “Salvando vidas”; “Empoderando vidas” e “Conectando vidas”, como forma de contribuir para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois, o mundo estará a apenas cinco anos de 2030, ano que as Nações Unidas estabeleceram como meta para os alcançar, tornando-se crucial, por conseguinte, a intensificação dos esforços para os atingir.
A participação de Moçambique estará subordinada ao subtema: “Empoderando vidas (educação e trabalho utilizando a inteligência artificial e robótica).
O Objectivo geral da participação de Moçambique na EXPO 2025 Osaka é partilhar, com o mundo, as experiências de sucesso, os desafios e adversidades que o país enfrenta na realização dos ODS. O principal resultado esperado da participação do país na EXPO 2025 Osaka é a mobilização de parceiros estratégicos para a prossecução dos objectivos e medidas transformacionais identificadas como prioritárias para conferir ímpeto ao processo de desenvolvimento sustentável no contexto da Agenda 2030 da Nações Unidas.
Fonte:O País