A excelente prestação e consequente conquista do torneio regional da Cosafa contribuíram para que o combinado nacional subisse dois lugares no ranking da FIFA de Futebol de Praia e escalasse a 20ª posição ao nível mundial, sendo agora o terceiro ao nível de África, depois do Senegal e do Marrocos.

No ranking de Setembro deste ano, Moçambique ocupava a 22ª posição, graças a boa prestação no Mundial de Futebol de Praia, que decorreu em Agosto, na Rússia, e nessa altura tinha subido mais de 40 posições, depois do segundo lugar no CAN do Senegal.

Desta vez foi a sua prestação na Taça Cosafa, que teve lugar em Durban, na África do Sul, onde o combinado nacional saiu vencedor, depois de vencer os cinco jogos que disputou e conquistar o troféu regional, pela primeira vez na sua história.

O feito fez a selecção de Moçambique subir dois lugares no ranking da FIFA, na actualização desta segunda-feira, passando da 22ª posição para a 20ª, entrando assim no top-20 das melhores selecções do mundo, agora com 562 pontos.

Esta é a melhor e a mais prestigiante posição da selecção nacional de Futebol de Praia no ranking da FIFA, depois do regresso da modalidade, anos depois da sua última participação em provas internacionais.

Moçambique, recorde-se, começou a sua actual saga diante das Ilhas Seychelles, que venceu na única eliminatória de acesso ao CAN e garantiu a qualificação para a prova continental, onde logrou alcançar o segundo lugar, perdendo um único jogo diante do Senegal, na final.

Ainda assim garantiu a qualificação inédita para o Campeonato do Mundo, que teve lugar na Rússia, onde terminou em terceiro lugar no seu grupo, falhando a qualificação aos quartos-de-final por apenas um golo.

A sua última competição, neste ano, foi a disputa do regional da Cosafa, mês passado, onde venceu os três jogos da fase de grupos, mais o jogo da meia-final e a final, conquistando seu primeiro e inédito título.

Nos posicionamentos ao nível de África, Moçambique segue na terceira posição, atrás do Senegal, primeiro no continente e quinto no Mundo, com 2510 pontos, e do Marrocos, segundo em África e 19º no Mundo, que soma 698 pontos.

O ranking da FIFA é liderado pela Rússia, campeã mundial, que soma 4295 pontos, seguido de Portugal, campeão europeu, com 3479 pontos. O Brasil, campeão americano, fecha o pódio, com 2695 pontos. Antes do Senegal, quinto, está o Japão, finalista derrotado no Mundial deste ano, que soma 2615 pontos.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.