O secretário de Estado do Ensino Técnico-Profissional, Mety Gondola, procedeu este domingo, na província de Maputo, ao lançamento da Semana do Ensino Técnico-profissional 2024.
O evento que decorre sob o lema “Por um Ensino Técnico-Profissional de Qualidade que Responda às Expectativas do Sector Produtivo”, tem como objectivo Expor e Promover a oferta formativa, sensibilizar jovens, pais e encarregados de educação, sector produtivo e a sociedade em geral, sobre a relevância do ensino técnico profissional para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.
No seu discurso, Mety Gondola falou sobre os projectos e desafios do Governo, na promoção da oferta formativa para o alcance da qualidade de formação, destacando a necessidade do desenho das qualificações espelhando aquilo que são as necessidades do sector produtivo.
“A nossa missão, em todo o processo formativo tem em vista uma boa base de produção de técnicos altamente qualificados para responder as necessidades das nossas empresas. Nossa meta é que o sector produtivo absorva mais jovens formados, confie e aposte nos formados que saem dos nossos institutos”. Disse Gondola.
Gondola reafirmou, na ocasião, o compromisso do sector na formação de formadores, no trabalho contínuo para o esclarecimento de todos os casos de certificação de formandos e a emissão em tempo útil, a construção, reabilitação e apetrechamento dos institutos.
O evento foi marcado por visita a exposições de diferentes qualificações ministradas, palestras e painéis de debate para reflexão sobre o papel do ETP na formação de mão-de-obra qualificada.
A Semana do Ensino Técnico Profissional, decorre de 02 a 06 de Setembro em todo o país. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online