DELEGAÇÕES dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique e das Relações Internacionais e Cooperação daÁfrica do Sul reuniram-se ontem, em Maputo, para avaliar, supervisionar e dinamizar a cooperação bilateral entre os dois países.

O encontro, dirigido pelos respectivos titulares, nomeadamente Oldemiro Baloi e Maitê Nkoana Mashabane, pretendia avaliar o grau de implementação das actividades planificadas em diversas áreas de interesse mútuo.

Falando na abertura da reunião, designada Comissão Binacional, Oldemiro Baloi disse que será  penoso se depois de um grande esforço se constatar que ao fim de dois anos, depois da anterior sessão, boa parte das acções acordadas tiveram um fraco grau de realização.

Afirmou que é ao nível técnico em que as acções devem ser concretizadas, devendo, por isso, as delegações dos dois países continuar a criar as bases necessárias para que se alcance um desfecho favorável nas relações de cooperação bilateral.

Mesmo sem apresentar os assuntos em debate, Oldemiro Baloi disse acreditar que os temas que têm vindo a ser abordados e acordados devem merecer atenção especial dos dois governos por serem prioritários.

“Estamos confiantes de que as minutas a serem adoptadas pelas duas delegações estarão de acordo com as pretensões dos planos de desenvolvimento de Moçambique e da África do Sul”, afirmou Baloi, acrescentando que se trata dum trabalho de importância especial para os povos dos dois estados, cujos laços se alicerçam no passado histórico e cultural comum.

“Os consensos a serem alcançados contribuirão para a abertura de novos horizontes para o reforço das relações de amizade, irmandade e solidariedade de cooperação para o benefício dos nossos povos e países”, reiterou.

Na sua intervenção, a ministra sul-africana das Relações Internacionais e Cooperação,Maitê Nkoana Mashabane, disse estar confiante no trabalho a ser efectuado pelas duas delegações que assumiram a importância da cooperação bilateral para o desenvolvimento mútuo.

As delegações dos dois países estão a trabalhar desde a última terça-feira, com vista a alcançar resultados satisfatórios que serão submetidos aos presidentes Filipe Nyusi e Jacob Zuma, que hoje realiza uma visita de trabalho ao país.

Ainda ontem, Oldemiro Baloi recebeu, em audiência, o seu homólogo japonês, Taro Kono, que se encontra em Maputo para participar na VI reunião interministerial da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD).

Os dois dirigentes testemunharam a assinatura de acordos entre Moçambique e Japão, um dos quais sobre programas de desenvolvimento económico e social. Os documentos foram rubricados pelo Embaixador de Moçambique no Japão, José Morais, e pelo diplomata japonês em Maputo, Toshio Ikeda.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70787-mocambique-e-africa-do-sul-avaliam-cooperacao-bilateral.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *