De acordo com a previsão sazonal para o período de Outubro a Dezembro, há probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal em toda a região sul e maior parte da zona centro. Para algumas partes do centro e norte, prevê-se chuvas normais com incidência em Nampula, Zambézia e Niassa.

 

Na região norte, particularmente em toda a extensão da província de Cabo Delgado, noroeste de Nampula e partes da província do Niassa, prevê-se chuvas normais com tendência para abaixo do normal.

 

Os dados resultam da avaliação dos peritos da área do clima dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reunidos no 25° Fórum Anual do Clima Regional da África (SARCOF-25), realizado virtualmente a partir do Botswana, entre os dias 30 a 31 de Agosto de 2021, para elaboração da Previsão Climática Sazonal de consenso para a época chuvosa 2021/2022 da região.

 

Para Moçambique, a previsão sazonal foi elaborada usando as condições das temperaturas da superfície do mar (SST’s, sigla Inglesa) prevalecente durante o mês de Julho de 2021 e também das condições atmosféricas prevalecentes e previstas para os períodos em análise.

 

As projecções dos modelos dinâmicos e estatísticos apontam para el Nino neutro com tendências para la Nina.

 

Tendo em conta os dados em análise, espera-se para a região norte, em particular para as províncias de Cabo Delgado e Nampula, um Índice de Satisfação das Culturas abaixo de 60 por cento e entre 85 a 100 por cento para as províncias de Manica, Sofala, Tete e numa pequena faixa a oeste da Zambézia.

 

Para as províncias de Gaza, Inhambane e Maputo espera-se igualmente um Alto Índice de Satisfação das Culturas entre 85 a 100 por cento.

 

O prognóstico da estação chuvosa recomenda para a região sul sementeiras normais com uso de variedades de ciclo curto tanto de polinização aberta como híbridas (para o caso do milho como ZM 523, Gema, Gogoma e Dimba); podendo ser usadas também variedades híbridas (Olipa e PAN53) nos distritos a sul de Maputo e em sistemas irrigados, incluindo arroz, mapira e feijão-nhemba (timbawene IT 18, IT 16, IT 82E-16, IT 97K-1069-6 e IT).

 

Para o estudo de interpretação da previsão climática sazonal para a Agricultura foram usados dados das estações nacionais com uma série climática de pelo menos 30 anos de registo de precipitação (devido à grande variabilidade interanual deste parâmetro) entre Outubro a Dezembro e Janeiro a Março. (F.I.)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.