Moçambique cai aos pés do Senegal

Moçambique perdeu, ontem, diante do Senegal por 60-52, no jogo da terceira e última jornada da primeira eliminatória de qualificação ao Mundial da China 2019.

A selecção Moçambicana entrou na quadra com o triplista Pio Matos Jr. e o MVP da Liga Moçambicana de Basquetebol, Ismael “Timo” Nurmamade, o experiente Custódio Muchate, Davide Canivete Jr. e o ressaltador Helton Ubisse, este último responsável pelos primeiros sete pontos, nos primeiros quatro minutos jogados.

Aquele cinco lançado pelo seleccionador nacional, Iñack Garcia, entrou com tudo, obrigando a equipa do Senegal a perder muitas bolas e a não concretizar nem um ponto, pelo menos nos cinco minutos iniciais da partida, onde Moçambique liderou por 10-0.

Contudo, Senegal reergueu-se de uma prestação nada satisfatória para a equipa técnica, e fez cinco pontos, resultado com que foi ao intervalo, mas do lado moçambicano ainda faltava a cartada final, daí que quando faltavam menos de dez segundos para o intervalo, eis que surge o “el matador”, Pio Matos Jr. e lança da zona exterior, concretizando um triplo que emocionou e levantou todo o público em massa que se fez presente na catedral do basquetebol nacional, resultado final: 18-5, vantagem para Moçambique.

Já na segunda parte, a equipa moçambicana entrou bem mais moralizada, e foi este o melhor período para a selecção, onde no minuto 5:51 da partida, chegou a ter uma vantagem de 19 pontos: 25-8.

Na segunda parte assistiu-se a uma partida equilibrada em que o Senegal a todo o custo procurava passar para frente do marcador.

No derradeiro e decisivo período, a formação liderada por Iñack Garcia perdeu o fôlego e concentração nos últimos cinco minutos, permitindo tiros exteriores da equipa adversária. Nem “el matador” conseguiu responder.

E a partida terminou com 60-52, vitória a favor do Senegal.
Já no primeiro jogo da mesma jornada a República Centro Africana venceu a Costa do Marfim por 63-62.

Assim, em resultado das duas vitórias alcançadas por Moçambique nesta fase frente a Costa do Marfim e República Centro Africana, respectivamente, abre boas perspectivas para a qualificação do país ao Mundial da China.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *