A MINISTRA da Saúde, Nazira Abdula, exigiu maior rigor da inspecção para estancar o roubo de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde, que tem prejudicado os utentes e lesa o Estado.

O repto foi lançado no 42.º Conselho Coordenador do Ministério da Saúde, que decorre em Maputo.

Na sua intervenção, a ministra realçou que, com a Lei dos Medicamentos recentemente aprovada pela Assembleia da República, é expectativa do sector melhorar a gestão e controlo da qualidade dos fármacos e desencorajar os desvios e contrafacção.

“Queremos aferir avanços e desafios no combate ao roubo de medicamentos, que infelizmente ainda prevalece no sector”, sublinhou, sendo que parte abastece algumas clínicas privadas.

Apesar do furto sistemático, o Ministério da Saúde garante disponibilidade de fármacos indispensáveis ao tratamento de doenças com um quadro epidemiológico alarmante como o HIV/SIDA, cuja incidência da transmissão vertical de mãe para filho preocupa as autoridades do sector.

E o Ministério da Saúde pretende superar as 87 mil crianças em tratamento, contra 64 273 que recebiam o TARV em 2015.

Por outro lado, Nazira Abdula referiu que as acções de promoção da saúde devem estar centradas na comunidade, para o alcance de respostas eficazes às várias doenças. Neste contexto, foram formados mais de 1583 comités de saúde em 2016, totalizando 3283 em todo o país, que educam as comunidades sobre hábitos saudáveis.

Paralelamente, a rede sanitária vai-se expandindo. Com efeito, o pelouro da Saúde vai inaugurar 12 centros de Saúde na região norte, sendo seis na província do Niassa e igual número na província de Nampula.

Sob o lema “Fortalecendo os cuidados de saúde primários para mais e melhores serviços”, o encontro, que termina hoje, visa avaliar os desafios que se impõem ao sector na prestação de melhores cuidados à população.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/66993-desvio-de-farmacos-misau-imprime-maior-rigor-da-inspeccao.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *