O ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita visitou, quarta-feira, 23 de Setembro, o Parque de Armazéns da Agility, implantado numa área de 29 hectares, no distrito de Marracuene, na província de Maputo.

Trata-se de um investimento orçado em 150 milhões de dólares norte-americanos e que vai gerar cerca de 650 postos de emprego. O empreendimento, segundo o ministro Carlos Mesquita, contempla três fases, sendo que na primeira já tem investidos 42 milhões de dólares norte-americanos e que de acordo com o seu plano de desenvolvimento estratégico, poderá ser expandido para as zonas centro e norte do país, nomeadamente Beira e Nacala.

O parque de armazéns vai consolidar a diversidade de trabalhos da indústria transformadora, alimentar, vestuário e outros bens e ainda uma área específica para providenciar serviços diversos que serão prestados dentro do empreendimento.

“Respondendo às orientações do Presidente da República, para acelerar o processo da industrialização no país, para nós como Indústria e Comércio, este investimento global vai dar resposta à procura que a zona sul, particularmente o grande Maputo está a necessitar para fazer-se a consolidação de tudo que é resultado de produção num único ponto. Aqui será feito o processamento e a distribuição adequada de forma competitiva para o mercado da cidade e província de Maputo. Também serão criadas condições para que os produtos sejam certificados aqui através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e que possam ser levados aos mercados internacionais dentro dos padrões exigidos”, referiu o ministro Carlos Mesquita.

Por sua vez, Clávio Macuácua, gestor comercial da Agility disse que o empreendimento, cuja execução encontra-se a 95 por cento da primeira fase, vai responder aos esforços do governo no desenvolvimento de infra-estruturas.

“A fase subsequente do projecto terá um investimento de 50 milhões de dólares norte-americanos, para dar resposta às novas necessidades do mercado no que diz respeito às infra-estruturas. É importante começarmos a pensar que a partir deste ponto é possível exportar para vários pontos ou países ao nível do Médio Oriente e igualmente para a Europa”, explicou o gestor Comercial, Clávio Macuácua.

É de salientar que, o empreendimento está localizado a aproximadamente 18 quilómetros do Porto de Maputo.

@Verdade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *