O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, defende que a formação profissional deve ser ministrada tendo em conta a actual situação de procura de mão-de-obra no mercado no país.
Mety Gondola que falava esta terça-feira, em Nampula, na abertura do seminário de auscultação do sector produtivo, explicou que o governo tem vindo a reformular o modelo de formação para buscar soluções de oferta de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho.
Segundo Gondola, a perspectiva é auscultar o sector produtivo para indicarem as áreas técnicas de maior demanda para criação de melhores programas de formação nas mais diversas instituições de Ensino Técnico Profissional no país de modo a responder as exigências.
No Seminário, Kendo Mangulle, gestor provincial da Confederação das Associações Económicas de Moçambique em Nampula, deixou ficar alguns desafios para procura de mão-de-obra qualificada na região.
O Seminário de auscultação do sector produtivo é organizado pela Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional através da Autoridade Nacional da Educação Profissional no País visa colher subsídios aos empregadores para melhorar o acesso e a qualidade dos programas de ensino superior e da educação profissional nos sectores prioritários da economia do país. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online