O GOVERNO do Japão anunciou financiamentode 723 mildólares (41,9 milhões de meticais) para apoiar o país a fortalecera capacidade da cadeia de frio do Sistema Nacional de Saúde (SNS) para armazenamento das vacinas da Covid-19. 

O donativo será alocado ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),que vai trabalhar, em coordenação com o Ministério da Saúde (MISAU), na aquisição, instalação e manutenção do sistema de frio, bem como na formação dos profissionais para a gestão do material.

Na ocasião, a vice-ministra da Saúde, Lídia Cardoso, referiu que o financiamento permitirá ao país dar continuidade aos esforços do Governo, com o apoio de vários parceiros, no estabelecimento de uma cadeia de frio cada vez mais robusta e abrangente.

“Esta doação tem um significado importante, sobretudo nesta altura em que o nosso Governo concentraesforços no combate à Covid-19. Uma cadeia de frio abrangente e funcional é um requisito essencial para garantir boa conservação das vacinas”, apontou.

A vice-ministra assegurougestão transparente, criteriosa e equitativa do donativo, para que as unidades sanitárias tenham condições ideais de operação e manuseio dos imunizantes.

Segundo Kimura Hajime, embaixador do Japão, a melhoria da cadeia de frio garantirábom armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunizantes, numa altura em que decorre a vacinação dos moçambicanos. 

“Queremos evitar problemas com as vacinas da Covid-19. Moçambique enfrenta graves desafios para combater o novo coronavírus, daí a necessidade de ajudar o país na luta contra a doença”, sublinhou.

Por sua vez, Maria Luísa, representante doUNICEF em Moçambique, disse que os equipamentosvão reforçar as condições de gestão eficaz dos imunizantes, assegurando o controlo da temperatura ao longo da cadeia de armazenamento.

“Este apoio representa 50 por cento da capacidade adicional da cadeia de frio necessária para a conservação das vacinas da Covid-19no sistema de aprovisionamento,o que corresponde a 160 metros cúbicos, para cobrir aproximadamente 38.096 litros”, apontou.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.