Sete pessoas perderam a vida nas província de Manica e Zambézia, vítimas de mau tempo que se fez sentir no último fim-de-semana, na cidade de Chimoio e distrito de Gondola, em Manica, e no distrito de Gurué, na Zambézia. O mau tempo, que não foi previsto pelos serviços meteorológicos, foi caracterizado por ventos fortes, acompanhados de chuva, relâmpago e queda de granizo.

 

De acordo com as autoridades, cinco vítimas mortais foram registadas na província de Manica, sendo quatro na cidade de Chimoio e outra no distrito de Gondola, e outras duas vítimas foram notificadas na província da Zambézia. Entre os óbitos, na província de Manica, estão duas crianças.

 

As imagens recebidas ilustram diversas casas alagadas e outras destruídas, na capital provincial de Manica, fruto do vendaval que arrasou aquele ponto do país durante 15 minutos. Para além de deixar algumas famílias sem tecto, o mau tempo causou também bolsas de fome, pelo facto de algumas famílias terem perdido os seus bens alimentares.

 

Já em Gurué, no norte da província da Zambézia, as chuvas e ventos fortes destruíram várias infra-estruturas, entre elas, residências, instituições de ensino, igrejas, centros de saúde e postos de energia eléctrica. Houve também registo de feridos.

 

À comunicação social, a Governadora da província de Manica, Francisca Tomás, avançou que o Governo está a avaliar os danos causados pelo mau tempo e que, na sequência disso, irá providenciar apoios. Garantiu, aliás, haver lonas e quantidade não especificada de alimentos disponíveis para dar aos afectados. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *