Os artistas moçambicano Matchume Zango e o Belga, Walter Verdin apresentam hoje (2 de Março), às 19h no Auditório do Franco-Moçambicano, o vídeoconcerto “TIMBILA TRACKS”.

“Timbila Tracks” é uma actuação ao vivo e a solo de Matchume Zango onde, durante o concerto, o artista canta e toca uma variedade de instrumentos de percussão tradicionais e contemporâneos.

Nesta viajem a execução de vários instrumentos sobre acompanhados por um fundo de composições em vídeo de Walter Verdin, buscando através desta união proporcionar uma incrível vibração sonoridade.

Após o concerto desta noite, amanhã , 3 de Março, das 14h às 16h, Verdin e Zango apresentam no mesmo Auditório, um workshop intitulado “Timbila Traces”, dedicado aos profissionais de música e audiovisual, sobre o processo de construção do vídeo-concerto “Timbila Tracks”.

Matchume Zango dedica-se à música e dança tradicional moçambicana desde os seis anos de idade. Seus pais e avós são originários de Zavala, província de Inhambane, que é o centro da tradição Timbila de Moçambique. Inspirado pela tradição de música e percussão, Matchume começou a tocar, estudar música e produzir instrumentos tradicionais como timbila, mbira, xitende e djembe.

Nos últimos quinze anos, Matchume viajou pelo mundo como músico performativo e compositor de música tradicional, experimental e de fusão. Como embaixador de Moçambique música e cultura, tem actuado, ensinado e dirigido projetos artísticos e culturais em Africa, Europa e América. É mestrado em Performance Musical na Universidade da Cidade do Cabo.

Walter Verdin é um artista belga, que estudou história da arte e artes visuais (pintura, gravura). Seus designs de capa de discos e pósteres o introduziram na cena da música pop belga no final dos anos setenta, resultando em um álbum solo do estilo funky flamengas.

Após a sua notável participação no Festival Eurovisão da Canção de 1983 com o seu grupo “Pas de deux” (com a música “Rendez-Vous”), decidiu deixar a música popular e se concentrar na combinação de vídeo e música. Como “videomaker”, tem trabalhado em vários projectos no mundo.

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *