Primeiro lote de quatrocentas toneladas do produto segue dentro de dias para a França
A província de Manica vai exportar pêra abacate produzida em Moçambique para o mercado internacional, com destaque para a França, anunciou o consultor da empresa Westfalia, Manuel Roriz, citado pela Agência de Informação de Moçambique.
O primeiro lote que comporta 400 toneladas poderá sair do país com destino a França no fim do próximo mês.
A Westfalia é uma empresa do ramo agrícola que opera na província de Manica há dois anos, onde ocupa uma área de cerca de 250 hectares. Roriz, que anunciou o facto durante a visita do governador da província de Manica, Alberto Mondlane, explicou que, para o efeito, a Westfalia investiu numa primeira fase cerca de 480 mil dólares. O plano, segundo a fonte, é vender a fruta para outros países da Europa, sendo que para isso, está em processo um trabalho que visa adquirir o certificado de exportação para outros países, incluindo africanos. “A primeira saída está prevista para finais de Março. Estamos a processar a fruta. Também estamos a espera de uma visita da África do Sul que vem inspeccionar a fruta. Depois teremos abertura para o mercado sul-africano. Pretendemos aumentar as áreas de produção. Vamos abrir novos campos noutras zonas de Manica. O nosso recorde será em 2021, quando esperamos exportar sete mil toneladas”, afirmou Roriz.
O governador da província de Manica manifestou a sua satisfação com o projecto, afirmando que a empresa, apesar de ser nova, está a trabalhar para seu crescimento. “Vimos que apesar de a empresa estar a iniciar, tudo está fazer para seu crescimento. É uma firma que nos dá muita esperança de crescimento. É altura de Moçambique aparecer no mapa de produtor e exportador de fruta”, disse o governador.