Inflação média anual no Malawi dispara para 25,5 por cento, agravada pelo aumento de preços de produtos alimentares e não-alimentares.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística do Malawi, indicam que comparativamente quando a igual período do ano passado, a taxa de inflação registou um aumento de 17 %.

Os números mostram que a inflação alimentar subiu em 33,4 por cento, enquanto a inflação não alimentar subiu para 18,2 por cento em Agosto deste ano.

O aumento da taxa de inflação não é surpreendente, uma vez que os preços dos produtos alimentares e não alimentares continuam a subir, facto que vai agravar cada vez mais as dificuldades económicas do cidadão comum.

Perspectiva-se que a inflação mantenha-se alta devido à possibilidade de novos choques relacionados com os preços de alimentos e energia e subsequente aperto da política monetária. 

Uma combinação desses eventos resultaria em uma recessão acompanhada de inflação alta e crescente.

O banco central do Malawi, por meio do seu recente Comité de Política Monetária, disse estar monitorando a evolução da inflação e está pronto para ajustar a taxa básica de juros caso as pressões inflacionárias persistam.

A monitoria ocorre numa altura em que projecções apontam que o Malawi poderá enfrentar queda da produção agrícola, devido ao aumento dos preços de aquisição de fertilizantes no mercado internacional.

A Rede de Sistemas de Alerta Antecipado da Fome alerta que a situação aumentará o custo de produção de milho na presente campanha agrícola.

Uma Perspectiva de Segurança Alimentar indica que os altos preços de importação, inflação e depreciação do kwacha afectarão a capacidade do governo e dos comerciantes de importar commodities críticas, como fertilizantes, o que vai aumentar o custo geral de produção. (RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *