Seriam necessárias ao menos quatro tecnologias em conjunto para que um brinquedo como o do filme existisse no mundo real. Especialistas dizem que M3gan está muito longe de se tornar realidade. A boneca M3gan em cena de ‘M3gan’
Divulgação
Um robô assassino, como a personagem “M3gan”, do filme homônimo de terror lançado em 2023, poderia se tornar real? No longa, M3gan é programada com inteligência artificial, mas sai do controle ao tentar proteger uma criança.
M3gan, o robô assassino, poderia se tornar real?
Segundo pesquisadores, seria necessário incorporar ao menos quatro tipos diferentes de tecnologia para que fosse possível a criação de uma boneca como M3gan. São eles:
Inteligência artificial
Sensores de reconhecimento espacial
Controle corporal
Autoconsciência
Os sensores são necessários para que a robô enxergue a criança e detecte sentimentos, como tristeza e alegria.
A inteligência artificial, por sua vez, diz respeito ao processo de mimetização da inteligência humana para executar tarefas, que podem se aprimorar com base nas informações que eles coletam.
Já o controle corporal é a tecnologia que permitiria que o robô tivesse desenvoltura, por exemplo, para dançar, como M3gan faz em uma cena do filme.
E a autoconsciência diz respeito ao conhecimento que o robô tem sobre sua própria existência no mundo, algo que o aproximaria de um indivíduo.
Especialistas que estudam robótica afirmam que a combinação desses fatores, da forma vista em “M3gan”, está muito longe de se tornar realidade.
Relembre:
Google afasta engenheiro que diz que sistema de Inteligência Artificial tem consciência
Programa de inteligência artificial da Microsoft causa novos problemas
Assista ao trailer de ‘M3gan’
É possível se prevenir de uma situação como a do filme?
É importante lembrar que um sistema tecnológico é programado por alguém. Por isso, quem desenvolve o robô, por exemplo, pode acrescentar regras de modo a coibir que situações saiam do controle.
Além disso, no campo da ética, as três regras da robótica, criadas pelo escritor de ficção científica e bioquímico Isaac Asimov, são citadas para guiar o desenvolvimento dessas tecnologias. As regras são:
Um robô não pode ferir ou permitir que um humano sofra;
Um robô deve obedecer às ordens de humanos, exceto se essas ordens ferirem a regra 1;
Um robô deve proteger a própria existência, exceto quando ferir as regras 1 e 2;
Além das 3 regras, Asimov também afirma que um robô “não pode causar ou permitir que causem mal à humanidade”, o que iria frontalmente contra a atividade de M3gan. As orientações do escritor, no entanto, são apenas um guia ético, mas não uma obrigação para os desenvolvedores.

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *