FOI ontem rubricado na cidade da Beira um memorando de entendimento entre o Conselho Municipal local, a Cervejas de Moçambique (CDM) e a Cooperativa de Gestão Ambiental,que visa a gestão do lixo urbano, que inclui componentes como a recolha e a reciclagem.

A propósito, o autarca Albano Carige defendeu, depois de assinar tal acordo, que se pretende assim tornar a economia mais robusta a breve e curto trechos, contribuindo na educação ambiental e na transformação da consciência dos munícipes.

Referiu que nos últimos tempos todo o mundosemostra preocupado com os aspectos da gestão ambiental, destacando a protecção costeira e o manuseamento do lixo.

Para o director-executivo da CDM, Hugo Gomes, a iniciativa surge no âmbito daresponsabilidade social da sua instituição na implementação do pilar ambiental que, nos últimos anos, está a ser desenvolvido com as autoridades municipaisda Beira,no que concerne à limpeza.

“Agora, queremos uma acção sustentável na educação ambiental, gestão de resíduos sólidos e provimento de equipamento para transformar vidros em areia para a produção de blocos a serem aplicados na construção civil”, explicou.

Trata-se de um projecto que descreveu como transversal, devendo contar com os chamados “catadores” de resíduos sólidos especialmente para a venda do material de vidro.

Por seu turno, o director-geral da Cooperativa de Gestão Ambiental, Carlos Serra, explicou que o projecto vai compreender a instalação de um ecocentro ambiental para a valorização imediata de resíduos sólidos, produção de materiais e conservação do espaço público.

O ambientalista precisou, igualmente, que a iniciativa vai contar com um contentor para a exposição do lixo, máquinas para torturar o vidro, devendo ter, à sua volta, uma pequena horta e um parque infantil.

Por outro lado, prevê-se a montagem naquela cidade de painéis luminosos para educação ambiental, cuja experiência-piloto está a ser implementada na autarquia da Matola, em Maputo, num projecto daquela cervejeira nacional implementado pelo mesmo parceiro e a ser inaugurado em Junho.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *