CATORZE artistas plásticos moçambicanos compõem o livro “Atlântica: Arte Contemporânea de Moçambique e sua Diáspora”, cujo lançamento teve lugar há dias em Lisboa, Portugal.

Esta obra conta o percurso de cada um dos intervenientes que, por sinal, partilham o facto de todos desenvolverem a arte contemporânea. São eles Maimuna Adam, Filipe Branquinho, Jorge Dias, Ângela Ferreira, Gemuce, Eurídice Kala, Camila Maissune, Gonçalo Mabunda, Mário Macilau, Celestino Mudaulane, Félix Mula, Eugénia Mussa, MarilúNámoda e Mauro Pinto.

Para melhor compreensão do trabalho de cada artista plástico escolhido para figurar neste livro, acompanham-no ensaios de prestigiados académicos, entre os quais a conceituada museóloga e pesquisadora moçambicana Alda Costa.

Tem ainda ensaios dos académicos StormJanseVanRensburg, Raquel Schefer, Álvaro Luís Lima, DrewThompson e António Pinto Ribeiro.

Foram ainda inculcados textos de Ana Balona de Oliveira, Afonso Dias Ramos, NomusaMakhubu, João Silvério, Maria do Mar Fazenda, Rui Assubuji, NkuleMabaso, bem como de Paula Nascimento,DellindaCollier, AzuNwagbogu eSihleMotsa.

Editada por Ângela Ferreira e coordenada por Mónica de Miranda, “Atlântica” foi lançado há dias em Lisboa, Portugal, pela Hangar Book’s, uma editora especializada em publicações sobre arte contemporânea, com enfoque nas epistemologias do sul.

Os ensaios de curadores e académicos reunidos nesta obra, a segunda publicação do género,aprofundam a questão da produção artística do novo milénio em Moçambique. Reflectem igualmente a diversidade de histórias e visões sobre a arte, olhando para a variedade de formatos e géneros de escrita dentro do livro, o que reflecte a diversidade de experiências dos autores.

Os autores da obra encaram as práticas artísticas contemporâneas do país como ferramentas de resistência e rebelião e, como tal, centrais para as estratégias de descolonização que os artistas têm utilizado para compreender, analisar e resistir ao impacto socioeconómico do seu quotidiano.

 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *