A UEFA Europa League está de regresso com mais uma série de jogos, incluindo uma viagem familiar para o Marselha de Cengiz Ünder e um confronto entre os dois melhores marcadores da competição até ao momento. O Braga desloca-se à Bulgária para defrontar o Ludogorets

Esta é a jornada que fecha a primeira volta da segunda maior competição futebolística da Europa, ao nível de clubes. São muitos jogos de destaque e que podem começar cedo a ditar o futuro de algumas equipas nesta competição.

 

Braga viaja até à Bulgária

Depois do susto inicial contra o Midtjylland, num jogo em que chegou ao intervalo a perder por 1-0 depois de ter falhado uma grande penalidade, o Braga partiu para uma grande segunda parte e somou os primeiros pontos no Grupo F, vencendo por 3-1. “Falhámos um penálti e não baixámos a cabeça”, afirmou Galeno, autor de dois golos pela equipa do Minho e que já soma três na competição. “Depois entrámos bem no segundo tempo e conseguimos virar o resultado”, disse.

Segue-se agora uma deslocação à Bulgária para defrontar o Ludogorets. Os dois clubes integraram o mesmo grupo na Liga Europa de 2017/18 e o Braga não conseguiu vencer nenhum dos jogos: derrota em casa por 2-0 antes de um empate 1-1 fora. Será desta?

 

Cengiz de volta a Roma

O médio Cengiz Ünder, do Marselha, conhece muito bem a tarefa que a sua equipa tem pela frente na viagem até ao terreno da Lázio, isto porque passou três épocas na rival Roma. “O dérbi Roma – Lázio é um dos maiores clássicos, conhecido em todo o Mundo”, disse o avançado turco de 24 anos. “Não posso dizer que as coisas serão muito diferentes para mim porque é um ambiente ao qual estou acostumado. Conheço a equipa (da Lázio) e espero que tudo corra bem”, concluiu. Resta saber quem irá vencer a partida da noite desta quinta-feira.

 

Goleadores defrontam-se em Sevilha

Nenhuma equipa marcou mais golos nos dois primeiros jogos da fase de grupos do que o Bétis (sete) e o Leverkusen (seis) e a dupla goleadora vai estar frente a frente em Sevilha. Nabil Fekir, dos espanhóis, assinou três golos em dois jogos, enquanto Florian Wirtz, jovem-sensação de 18 anos, fez golos nos últimos cinco jogos em Setembro pelo Leverkusen, incluindo nas duas rondas iniciais.

 

Trio de respeito no Grupo B

Quando PSV, Mónaco e Real Sociedad foram sorteados para o Grupo B, muita gente apontou-o como sendo o mais difícil de todos. Os espanhóis já empataram com os outros dois concorrentes e esperam agora ganhar terreno contra o Sturm Graz, enquanto PSV e Mónaco, que disputaram o “play-off” da UEFA Champions League esta época, enfrentam-se em Eindhoven.

 

Outros destaques

O Dínamo Zagreb igualou o recorde de menos golos sofridos na fase de grupos, ao conceder apenas um na época passada, mas será que alguma equipa consegue igualá-lo ou mesmo quebrá-lo? Lyon, Sparta Praga, Légia Varsóvia, Galatasaray e West Ham ainda não têm golos sofridos à entrada para a Jornada 3.

 

Liga Conferência da Europa: uma novidade para dar que falar

A primeira edição da Liga Conferência entra na terceira jornada com 32 equipas a tentarem chegar à final, em Tirana.

 

 Roma ruma ao norte da Europa

O Círculo Polar Ártico dá as boas-vindas às estrelas da Roma no Grupo C. A equipa de José Mourinho venceu os dois primeiros jogos e marcou oito golos, o máximo na competição, mas pode enfrentar um pequeno desafio no norte da Europa diante do campeão da Noruega em 2020, igualmente de olho no lugar cimeiro.

Estreante na fase de grupos, o Bodø/Glimt soma quatro pontos e o treinador Kjetil Knutsen não se encolhe com a ideia de enfrentar um treinador que conquistou troféus europeus por Porto, Inter e Manchester United. “Ele é um homem de carne e osso como todos nós”, disse Knutsen. “Podemos alcançar as coisas mais incríveis”, realçou.

Não deve fazer muito frio em Bodø (a temperatura média em Outubro é de cerca de 6°C), mas de qualquer modo a Roma pode achar esta viagem um pouco surreal: os adeptos do clube são famosos por agitarem escovas de dente amarelas gigantes durante os jogos. Por isso, são esperados sorrisos brilhantes.

 

Cimeira de líderes em Belgrado

A competitividade da Liga Conferência pode ser aferida pelo facto de, à entrada para a Jornada 3, haver apenas quatro equipas com pleno de vitórias. Mas esse registo vai ser encurtado na terceira ronda do Grupo B, uma vez que o Partizan recebe o Gent num duelo entre equipas que também ainda não sofreram golos. A título informativo, além da acima referida Roma, o outro conjunto com 100 por cento de triunfos é o Copenhaga.

 

Vitesse testa Kane e o Tottenham

Depois de um período relativamente tranquilo em frente às balizas, Harry Kane saltou do banco para marcar um “hat-trick” no espaço de 20 minutos na vitória do Tottenham sobre o Mura, por 5-1, na segunda jornada. “Continuo sempre confiante nas minhas capacidades e estou sempre à espera da próxima oportunidade”, afirmou Kane ao UEFA.com no fim do encontro.

A equipa de Nuno Espírito Santo enfrenta mais um teste complicado contra o Vitesse, em Arnhem, eventualmente com dificuldades parecidas às que teve no empate 2-2, em Rennes, na ronda inicial. Veremos o que acontece…

 

Mais à frente…

Os duelos desta semana são invertidos na quarta jornada, por isso espera-se um pouco mais de tensão no ar quando as equipas se defrontarem novamente a 4 de Novembro.

Tendo conquistado a Taça dos Campeões Europeus em 1970 e a Taça UEFA em 1974 e 2002, o Feyenoord já teve as mãos nos dois troféus actuais de maior prestígio do futebol europeu de clubes e pode tornar-se na primeira equipa a conseguir a tripla se acrescentar esta época a taça da Liga Conferência ao seu palmarés.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.