A mineradora Kenmare, que extrai areias pesadas em Moma, província de Nampula,  anunciou quarta-feira, ter alcançado um desempenho financeiro recorde em 2022.

“O ano de 2022 foi um período recorde de desempenho financeiro para a Kenmare”, lê-se no anúncio de resultados preliminares, ontem distribuído.

Os resultados deveram-se a “volumes de produção estáveis e preços recorde”, com “as receitas de produtos minerais a aumentar 18% e os resultados antes de impostos aumentou 39% para 298 milhões de dólares ”.

Este ano, descargas eléctricas de tempestades causaram prejuízos severos, mas a empresa estima manter-se dentro das previsões de produção para 2023.

“O mercado mantém-se dinâmico, embora a níveis marginalmente inferiores aos máximos do 3.º trimestre de 2022, com uma forte procura”, concluiu.

A Kenmare é uma das maiores produtoras mundiais de areias minerais, cotada nas bolsas de Londres e Dublin, sendo que a produção de Moma, na província de Nampula, representa aproximadamente 8% das matérias-primas globais de titânio.

A empresa fornece clientes que operam em mais de 15 países e que usam os minerais pesados em tintas, plásticos e cerâmica.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *