Atriz e ativista de 83 anos receberá o prêmio Cecil B. deMille na cerimônia de 28 de fevereiro. A atriz e ativista Jane Fonda no National Press Club, em Washington
Olivier Douliery/AFP
A atriz e ativista norte-americana Jane Fonda receberá um prêmio pelo conjunto da obra na cerimônia do Globo de Ouro em fevereiro, uma homenagem a uma carreira de cerca de 60 anos no cinema, na televisão e na linha de frente das questões sociais.
A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que organiza o Globo de Ouro, disse nesta terça-feira que Fonda receberá o prêmio Cecil B. deMille na cerimônia de 28 de fevereiro.
“Seu talento inegável rendeu a ela o nível mais alto de reconhecimento, e embora sua vida profissional tenha dado muitas voltas, seu comprometimento inabalável com a evocação de mudanças permaneceu”, disse o presidente da HFPA, Ali Sar, em um comunicado.
Fonda, de 83 anos, estreou profissionalmente em 1960 na Broadway e nas telas, e se tornou uma das maiores estrelas do cinema dos anos 1960 e 1970 com filmes como “Barbarella” e “Klute – O Passado Condena”, e mais tarde com “Num Lago Dourado” e “Como Eliminar Seu Chefe”.
Seu trabalho mais recente é a série cômica “Grace and Frankie”, da Netflix.
Ela também ganhou holofotes como ativista política, fazendo campanha contra a Guerra do Vietnã na década de 1970, contra a Guerra do Iraque em 2003 e realizando protestos semanais no ano passado para ressaltar os perigos do aquecimento global.
Filha de Henry Fonda e irmã de Peter Fonda, ambos atores falecidos, Jane recebeu dois Oscars e sete Globos de Ouro.
Entre os outros agraciados com o prêmio Cecil B. deMille estão Oprah Winfrey, Meryl Streep, Sophia Loren, Tom Hanks e Robert De Niro.



Globo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *