A Associação IVERCA está a desenvolver através da arte um projecto de consciencialização das comunidades sobre o impacto das mudanças climáticas e do meio ambiente no mundo.

Com enfoque nas áreas urbanas e periféricas, há algum tempo sujeitas à realidade trazida por este fenómeno, a iniciativa junta artistas e organizações comunitárias e é financiada pelo Alto Comissariado do Reino Unido em Maputo.

O seu conceito assenta na relação entre o património cultural do histórico bairro da Mafalala, o meio ambiente, os efeitos das mudanças climáticas e o uso da arte como uma ferramenta importante de transmissão de mensagens às comunidades.

A iniciativa tem o intuito de promover uma maior consciência ambiental, estimular o activismo comunitário e promover um maior conhecimento sobre as mudanças climáticas bem como o valor da arte como meio de construção de compromisso e consciência na juventude.

No mesmo contexto, o Museu Mafalala e o Alto Comissariado do Reino Unido estão a realizar uma residência artística intitulada “Together For Our Planet” (Juntos Pelo Nosso Planeta, traduzido do inglês), com o artista plástico e activista da cidade de Inhambane Chaná de Sá.

Durante trinta dias, Chaná orientará “workshops” sobre a reutilização de resíduos sólidos, com foco particular no plástico, o principal inimigo do ambiente.

Prevê-se ainda uma intervenção artística em espaço público, no bairro da Mafalala, com o objetivo de criar uma maior consciência sobre o plástico, a gestão de resíduos e o seu impacto ambiental.

O “Green Art Mafalala” faz parte das actividades de preparação que levarão à Cimeira Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a ter lugar em Novembro em Glasgow, na Escócia.

O Museu Mafalala, no seu discurso curatorial, centra-se na cidade de Maputo e na sua periferia tendo o acesso à arte e à educação no contexto do património cultural e natural como um dos seus principais fundamentos.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *