Restaurante Escorpião encerrado por falta de segurança para os trabalhadores

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, através da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), ordenou o encerramento do Restaurante Escorpião, na cidade de Maputo, após ter constatado a ocorrência de graves irregularidades.

Através de um comunicado, o Ministério do Trabalho explica que, na semana passada, a IGT fiscalizou a empresa Escorpião Restaurante, Lda. e constatou que, na cozinha, os trabalhadores laboram sob grave risco à sua saúde e com os salários em atraso.

“As actividades na cozinha são realizadas sem segurança para os trabalhadores, visto que, o piso da cozinha não é liso e antiderrapante”, diz o comunicado. 

A Inspecção apurou ainda a inexistência de estrados na região dos fogões, as escadas que dão acesso ao frigorífico não estão em bom estado de conservação para prevenir a queda de materiais. Ainda no comunicado é possível ler que os serviços de lavandaria não estão devidamente equipados para prevenir trabalho monótono e repetitivo, facto que coloca em risco a vida dos trabalhadores, pois estes estão expostos sistematicamente aos riscos ergonómicos, biológicos e químicos. O documento salienta que os trabalhadores, num lugar de dimensões reduzidas e sem ventilação, incluindo as instalações de armazém, refeitório e balneários, trabalhavam sem meios adequados para o manuseamento de produtos químicos.

 


Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *