O INSTITUTO Nacional de Meteorologia prevê a ocorrência de chuvas fortes (entre 50 e 75 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas fortes, amanhã(02)e quinta-feira(03), nas províncias de Sofala, Manica e Inhambane.

Em Manica e Sofala, as chuvas fortes poderãoafectar todos os distritos destas províncias de Sofala e Manica, enquanto em Inhambane serão atingidos os distritos de Govuro, Inhassoro e Mabote.

A acumulação das águas pluviais poderá causar inundações urbanas nascidades da Beira e Dondo, em Sofala, segundo alerta, em comunicado, a Direcção Nacional de Recursos Hídricos.

Na nota, a Direcção Nacional de Recursos Hídricos, refere também que as bacias hidrográficas dos rios Búzi e Púngoe, centro do país, poderão incrementar o volume de escoamento das águas, “semimpactos significativos”para as comunidades.

Prevê, no entanto,erosão na cidade de Chimoio e vila de Gondola, e alerta aos munícipesdestas autarquias para não deixar as crianças se fazerem às valas de drenagens, poços e depressões sob pena serem arrastadas pela corrente das águas.

As províncias de Maputo e Gaza poderão também registar chuvasmoderadas, mas com trovoadas e ventos com rajadas fortes a partir da noite de hoje (01).

As autoridadesrecomendam, por isso, para a tomada de medidas de precaução e segurança contra os riscos que podem ser causados pela situação de chuvas e ventos fortes com trovoadas.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.